Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Inspetores da ASAE terão sido agredidos no Jamor por comerciantes

A Associação Sindical da ASAE queixa-se de que três inspetores foram ontem agredidos no Jamor enquanto trabalhavam no âmbito de uma fiscalização de combate à contrafação.

Inspetores da ASAE terão sido agredidos no Jamor por comerciantes
Notícias ao Minuto

11:40 - 29/05/17 por Melissa Lopes

País ASF

Três inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica - ASAE - foram ontem agredidos nas imediações do Estádio Nacional, onde decorreu o jogo da Final da Taça de Portugal.

Em comunicado, a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE - ASF - informa que os inspetores foram agredidos por vendedores ambulantes que procediam à comercialização de material de origem contrafeita. Uma das inspetoras, detalha o sindicato, teve mesmo de receber assistência médica no local, apresentando diversos hematomas na cabeça e membros.

A ASF esclarece ainda que a presença da ASAE junto ao Estádio do Jamor tinha por objectivo o combate à contrafação e à especulação e venda irregular de bilhetes para aquele evento desportivo, uma missão que "comporta elevados riscos".

Os funcionários sublinham que "as agressões sofridas" têm de constituir "um alerta para todos, em particular para o Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Dr. Paulo Ferreira, que de uma vez por todas tem de se consciencializar que a ASAE não é um mero Organismo de Inspeção do Estado, vocacionado para a auditoria interna, sob pena de ter que vir publicamente assumir as responsabilidades pelo que possa vir a acontecer no terreno". 

Recordando que na semana passada foram retirados bastões a inspetores, os funcionários da ASAE repudiam novamente "nada ter sido feito, em sete anos, no campo político-legislativo, para regularizar a detenção dos bastões que foram distribuídos aos inspectores pela própria ASAE". 

Por fim, lançam a pergunta, numa altura em que se está a negociar o estatuto de carreira dos inspetores da ASAE: “Perante uma eventual escalada da agressividade e da ameaça, quem se responsabilizaria pelo recurso à arma de fogo, quando o bastão extensível poderia ter sido o meio mais adequado à defesa dos inspetores e à imobilização dos agressores?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório