Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ASF lamenta que bastões extensíveis tenham sido retirados 7 anos depois

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE reagiu às notícias da retirada dos bastões extensíveis. Deixa críticas ao investimento “de forma ignorante e amadora” nos equipamentos e formação.

ASF lamenta que bastões extensíveis tenham sido retirados 7 anos depois
Notícias ao Minuto

23:58 - 23/05/17 por Notícias Ao Minuto

País Reação

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE não demorou a reagir às notícias publicadas hoje sobre a retirada dos bastões extensíveis à ASAE pela PSP. Num comunicado enviado ao Notícias Ao Minuto, a associação “lamenta que tal ilegalidade só tenha sido detetada 7 anos após a distribuição dos equipamentos, os últimos 4 já sob a direção do atual Inspetor-Geral, Dr. Pedro Portugal Gaspar, como lamenta que, após deteção da ilegalidade, não se tenham encetado esforços para, no campo legislativo, sanar a mesma”.

A associação deixa críticas ao investimento nos equipamentos e formação que foi dado aos inspetores da ASAE e que considera terem sido feitos “de forma ignorante e amadora”. A associação destaca que foi dada formação aos inspetores “em técnicas de defesa pessoal com recurso a bastão extensível, sem precaver o seu necessário enquadramento jurídico”.

E lançou uma farpa à fonte oficial da ASAE que comentou a retirada dos bastões extensíveis. A associação diz que esta fonte esqueceu-se de referir “que o bastão extensível apenas foi distribuído aos inspetores afetos à Unidade Nacional de Investigação Criminal da ASAE, uma unidade dirigida desde 2013 por um oficial da Polícia de Segurança Pública”.

Na sequência das notícias que vieram hoje a público sobre a retirada dos bastões extensíveis aos inspetores da ASAE, esta fonte oficial da autoridade disse que se tratava “de uma medida corretiva, detetada e impulsionada pela própria ASAE, tendo sido integralmente articulada com a Direção Nacional da PSP”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório