Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Póvoa de Varzim substitui iluminação pública por lâmpadas LED

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai substituir toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas com tecnologia LED, afirmou hoje à Lusa o presidente da autarquia, Aires Pereira.

Póvoa de Varzim substitui iluminação pública por lâmpadas LED
Notícias ao Minuto

18:50 - 25/04/17 por Lusa

País Autarquia

Segundo o autarca, o processo deverá estar concluído dentro de três a quatro anos, arrancando as primeiras intervenções ainda antes deste verão, nas artérias junto à marginal da cidade.

Aires Pereira acredita que a medida vai permitir "uma significativa poupança em termos de custos com a energia", mas também colocar um ponto final na diminuição da iluminação pública registada nos meses de inverno.

"Há cerca de cinco anos avançámos com a redução da iluminação pública, intercalando um poste ligado com outro desligado, em quase todo o concelho, de forma atingir uma poupança anual de 250 mil euros. Agora, com este processo, tal já não será necessário", explicou o autarca.

Aires Pereira referiu que o investimento na aplicação das novas lâmpadas LED será feito com esse valor de 250 mil euros que é poupado anualmente, considerando que a curto/médio prazo haverá retorno com esta medida.

Segundo os estudos feitos pela Câmara Municipal, apenas 10% dos postes de iluminação de concelho terão de ser substituídos, por não estarem aptos a receber as lâmpadas LED, facilitando, assim, a celeridade do processo.

"Ainda antes do verão, iremos começar a substituição para que no inverno, pelo menos na zona baixa da cidade, já não seja necessário apenas ligarmos postes intercalados", declarou Aires Pereira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório