Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mercadorias estão a ficar amontoadas nos aeroportos por falta de fundos

A Associação dos Transitários de Portugal denunciou hoje que a falta de investimento nos terminais de carga dos aeroportos de Lisboa e do Porto está a provocar o amontoar de mercadorias e o desvio de negócios para outros aeroportos.

Mercadorias estão a ficar amontoadas nos aeroportos por falta de fundos
Notícias ao Minuto

13:58 - 28/12/16 por Lusa

País Lisboa e Porto

"A ANA [Aeroportos de Portugal] tem revelado uma criteriosa falta de visão, abstendo-se de qualquer investimento no departamento de carga", denunciou em comunicado a associação, referindo que "a realidade dos procedimentos de segurança se tornou uma entropia no movimento de mercadorias por via aérea, nos aeroportos do Porto e de Lisboa".

Em declarações à Lusa, o presidente da direção da Associação dos Transitários de Portugal (Apat), Paulo Paiva, explicou que os meios de rastreio da carga são insuficientes em quantidade e também em qualidade, uma vez que não tem havido investimento neste setor.

"Desde meados de novembro, o cenário é de carga amontoada e espalhada pelos terminais, fora do perímetro de segurança, cujo acondicionamento e bom estado não têm sido devidamente garantidos pelas entidades aeroportuárias", acrescentou.

A APAT refere que está "há mais de 30 anos a ouvir sobre intenções de resolver as problemáticas das infraestruturas aeroportuárias nacionais", referindo que se perderam "inúmeras oportunidades de negócio".

Paulo Paiva alertou para que existem várias empresas a transferirem os seus negócios para Espanha e para outros países devido à falta de capacidade de resposta nos dois principais aeroportos nacionais: "Não é uma ameaça, é mesmo uma realidade", afirmou.

"Os terminais de carga, peça fundamental de qualquer aeroporto, não reúnem as condições necessárias para exponenciar a competitividade das exportações portuguesas", criticou.

"É natural que a opção dos compradores se fixe nas entidades que consigam reunir as condições logísticas que permitam colocar o produto nos mercados a que respeitem, tornando-se imperativo assevera-las, sob pena de continuarmos a assistir ao desvio desses negócios para Espanha e para os países do norte da Europa", alertou.

A Lusa contactou a ANA - Aeroportos de Portugal que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório