Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Não há indicação de vítimas portuguesas" no acidente em Espanha

O Cônsul-Geral de Portugal em Barcelona, Paulo Teles da Gama, afirmou hoje à agência Lusa que, "de momento", não há indicação por parte das autoridades da Catalunha da presença de portugueses no acidente de autocarro de Tarragona.

"Não há indicação de vítimas portuguesas" no acidente em Espanha
Notícias ao Minuto

11:50 - 20/03/16 por Lusa

País Cônsul

"A indicação que temos das autoridades da Catalunha é que, de momento, não se confirma a presença de portugueses no acidente do autocarro. O que não quer dizer que, no decorrer das próximas horas, e com a evolução dos trabalhos de identificação, não possa surgir essa confirmação", disse Paulo Teles da Gama à Lusa.

Pelo menos 14 estudantes de Erasmus de várias nacionalidades morreram hoje de manhã quando o autocarro em que seguiam chocou com um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha.

De acordo com o conselheiro de Interior (Administração Interna) do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, além das 14 vítimas mortais outras 30 pessoas ficaram feridas no acidente, quatro delas em estado muito grave. Os feridos mais graves foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa (Tarragona).

O autocarro acidentado em Freginals, pertencente a uma empresa de Mollet del Vallès (Barcelona), transportava 57 pessoas: um condutor e estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam das tradicionais festas de Páscoa em Valência.

O acidente aconteceu às 06:00 da manhã locais, quando o autocarro da empresa Autocares Alejandro, que circulava em sentido Barcelona, perdeu o controlo, atravessou o separador e ficou voltado no sentido sul, colidindo com outro veículo.

O motorista do autocarro sobreviveu ao acidente e estava hoje de manhã a ser ouvido na comissaria dos Mossos de Esquadra (polícia autonómica da Catalunha) de Tortosa, indicou o conselheiro de Interior, Jordi Jané.

Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves que ocorreram em Espanha desde 2000, com envolvimento de um autocarro de passageiros.

O acidente com o maior número de mortes em Espanha foi a 06 de julho de 2000, quando um autocarro em que viajavam alunos catalães colidiu com um camião de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando vinte mortos e treze feridos graves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório