Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Sete candidatos a bastonário da Ordem dos Enfermeiros para novo mandato

Mais de seis mil enfermeiros são chamados a votar na terça-feira para a eleição de um novo bastonário da Ordem, havendo um total de sete candidatos ao cargo para o mandato 2016/2019.

Sete candidatos a bastonário da Ordem dos Enfermeiros para novo mandato
Notícias ao Minuto

06:50 - 13/12/15 por Lusa

País Listas

Ao todo são dez as listas que se candidatam às eleições da Ordem dos Enfermeiros, mas três delas apenas apresentam candidatos a secções regionais, sem nenhum candidato ao cargo de bastonário.

A lista A -- "Enfermeiros com mais valor" apresenta Lúcia Leita como candidata a bastonária e promete programas nacionais e regionais de melhoria contínua da qualidade "que conduzam à desocultação do valor dos enfermeiros", segundo o programa da candidatura.

Esta lista propõe ainda contribuir para a valorização económica progressiva dos enfermeiros, sugere uma acreditação de formação contínua dos enfermeiros, bem como apoio a estes profissionais na constituição de sociedades, na criação de empresas e no acesso às linhas de financiamento do programa Portugal 2020.

Pela lista C -- "Enfermagem com futuro", o candidato a bastonário José Carlos Gomes pretende descentralizar a ação da Ordem, aproximando-a dos enfermeiros, negociar benefícios sociais para os membros e desburocratizar o funcionamento da Ordem. Entre as propostas está ainda a definição de indicadores que permitam medir o valor acrescentado do trabalho do enfermeiro.

A lista E -- "Uma Ordem com os enfermeiros", liderada por Ana Rita Cavaco, pretende "servir de ponte entre sindicatos e governo para uma remuneração correspondente ao nível da carreira técnica superior e para que se uniformize as 35 horas de trabalho" e para que volte a existir a categoria de enfermeiro especialista.

É ainda proposta a diminuição de quotas ou a isenção nos casos de profissionais de baixa ou de licença de maternidade, a criação de novas áreas de especialidade em enfermagem e de um cartão de desconto para os membros a ser usado em vários sectores.

Na lista F -- "Enfermagem Acredita -- a Ordem de todas as forças", o candidato a bastonário Alexandre Tomás quer realizar visitas regulares aos locais de trabalho dos enfermeiros, "com efetivas auditorias de acompanhamento" e propõe estabelecer parcerias com as autarquias para identificar e responder às necessidades das populações.

Outra das ideias da lista F é identificar as necessidades dos enfermeiros de cuidados gerais e de cuidados especializados por área de especialidade que o país precisa nas próximas décadas.

Com Sérgio Gomes como candidato a bastonário, a lista G -- "Mais Enfermagem" quer alterar a carreira de enfermagem "para que faça refletir a diferenciação formativa" e pretende aplicar "um roteiro de desenvolvimento profissional orientado para a clarificação das intervenções dos enfermeiros".

Esta lista defende ainda um regime jurídico próprio para o ensino pré-graduado, pós-graduado e de investigação científica e ainda a normalização de relações com as outras ordens profissionais no âmbito da saúde.

A lista I -- "Ordem para todos", encabeçada por Ulisses Rolim, quer um reforço do apoio jurídico aos enfermeiros no contexto do exercício da profissão e promete dar mais visibilidade à Ordem e à profissão.

Entre as sugestões mais concretas surge a criação de um gabinete de apoio jurídico, de um gabinete de formação permanente e de outro de monitorização e divulgação para a prática de enfermagem.

Maria Cordeiro Relvão, candidata a bastonário pela lista J -- "A diferença está em nós, enfermeiros", propõe promover a dignificação e o desenvolvimento da enfermagem, bem como aproximar os profissionais da Ordem.

Esta lista defende ainda o "conhecimento real da adequação da dotação de enfermagem às necessidades de cuidados de enfermagem dos portugueses".

As restantes três listas apresentam apenas candidatos a secções regionais. A lista B surge com Luís Furtado como candidato a presidente do conselho diretivo regional dos Açores; a lista D é liderada por Élvio de Jesus, que se candidata a presidente do conselho diretivo regional da Madeira, enquanto a lista H é encabeçada por Juan Correia Pereira, que se candidata igualmente ao conselho diretivo da Região Autónoma da Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório