Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Apesar de negativas, as contas na saúde melhoraram

Segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), as contas deste ano acompanham a evolução positiva do ano passado e ainda não englobam a implementação de medidas que prevêem redução de custos.

Apesar de negativas, as contas na saúde melhoraram
Notícias ao Minuto

10:11 - 19/08/15 por Notícias ao Minuto

País ACSS

Na semana passada, a Direção-Geral de Tesouro e Finanças divulgou as contas do setor da saúde, onde se declararam prejuízos, que passaram dos 67 para os 75 milhões, um agravamento de 41%, nos três primeiros meses deste ano, em comparação com mesmo período de 2014.

Ontem, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) não respondeu diretamente aos números, referindo que as contas na saúde serão apuradas apenas no final do ano, adiantando, no entanto, que os números “acompanham a evolução registada no mesmo período de 2014”. A mesma entidade esclarece ainda que, este ano, o resultado líquido negativo estabeleceu-se nos 78,1 milhões, números consideravelmente melhores quando comparados a 2011, onde o valor chegava aos 415,2 milhões.

Em declarações ao Público, a ACSS refere que os consumos aumentaram em 49,2 milhões de euros (este ano), sendo grande parte do valor explicado pelos custos da hepatite C, “que passou, pela primeira vez, a ter uma cobertura total por parte do Estado”.

O mesmo organismo do Ministério da Saúde relembra ainda que os resultados obtidos até agora pelos hospitais “ainda não refletem a implementação da totalidade das medidas globais para a redução de custos, sobretudo através da redução de preços e que irão contribuir para uma melhoria significativa dos resultados a alcançar até ao final do corrente ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório