Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Serviços públicos incapazes de se "proteger" de hackers

Conclusão é de um relatório da Inspeção-Geral de Finanças.

Serviços públicos incapazes de se "proteger" de hackers
Notícias ao Minuto

08:29 - 13/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Informática

A Inspeção-Geral de Finanças alerta, no relatório de atividades de 2014, para o facto de os serviços públicos terem “níveis de segurança reduzidos nas instalações informáticas e falta de capacidade para proteger e reagir a ataques cibernéticos”.

De acordo com o jornal i, que teve acesso ao relatório em causa, lê-se ainda que as “ações de auditoria a sistemas de informação produziram um conjunto de conclusões que evidenciam riscos aos quais a gestão das entidades deve dar atenção com urgência, tendo em conta as consequências que daí podem resultar para o funcionamento dos serviços, cada vez mais dependentes da tecnologia”.

A gestão do ciberespaço está, segundo o jornal i, a cargo do Centro Nacional de Cibersegurança que depende do Gabinete Nacional de Segurança e é tutelado pela presidência do Conselho de Ministros.

Este tipo de alerta não é propriamente uma novidade. Recorde-se que em 2012 a IGF já havia concluído que os “Centros de Informática da Administração Pública não possuem capacidade técnica suficiente para dar atenção adequada aos aspetos de segurança informática”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório