Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CDU quer Câmara do Porto a investir no Parque de S. Roque

O vereador da CDU na Câmara do Porto quer que a autarquia defina como prioritária a requalificação do Parque de São Roque e do Palacete da Quinta da Lameira, em Campanhã, estudando o seu financiamento comunitário.

CDU quer Câmara do Porto a investir no Parque de S. Roque
Notícias ao Minuto

15:27 - 18/05/15 por Lusa

País Requalificação

A recomendação, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser apresentada na reunião do executivo de terça-feira e sustenta que a aposta pode "alavancar uma estratégia de dinamização e desenvolvimento local desta zona da cidade".

Na proposta, o vereador comunista Pedro Carvalho pede também à autarquia para tomar "as diligências necessárias para lançar um concurso de ideias" com vista à "utilização do Palacete da Quinta da Lameira" no âmbito da "estratégia de desenvolvimento que venha a ser definida".

Para Pedro Carvalho, a localização do Parque de S. Roque "potencia a existência de um «corredor verde» com a Praça da Corujeira e as sinergias com o Complexo do Monte Aventino" pelo que, "em conjugação com outro serviço e equipamento social nesta área, podia ser mais uma alavanca para a dinamização e desenvolvimento da zona oriental da cidade".

O vereador recorda que, em 2009, "existiu um projeto de ampliação e requalificação do Parque de S. Roque para estar concluído em 2010" que, para além da requalificação física, "previa a promoção de um conjunto de eventos".

No entanto, o Parque está "relativamente abandonado", com o palacete e os jardins envolventes "num estado acelerado de degradação" e "um conjunto de património cultural (miradouros, fontes, repuxos, gruta com lago, etc.) que necessitam de conservação".

Para além disso, "não existem eventos ou feiras, como já ocorreram no passado, apesar de existir um espaço privilegiado com espaço coberto", acrescenta.

Pedro Carvalho pretende, por isso, que a Câmara "considere o investimento na requalificação do Parque de S. Roque, incluindo a zona do Palacete da Quinta da Lameira, como prioritário para alavancar uma estratégia de dinamização e desenvolvimento local desta zona da cidade, tomando as diligências necessárias a esse fim".

O vereador da CDU quer igualmente que a autarquia "instrua os serviços para atualizar os estudos existentes relativos ao custo de reabilitação do Palacete da Quinta da Lameira".

A pretensão do comunista vai ainda no sentido de avaliar "o custo de reabilitação dos jardins envolventes do Palacete" e "as possibilidades de financiamento dessa reabilitação, nomeadamente no quadro [dos fundos comunitários] do Portugal 2020".

Pedro Carvalho apela ainda ao lançamento de "um concurso de ideias para a utilização do Palacete da Quinta da Lameira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório