Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Em que condições estão os militares portugueses no Iraque?

Partiram esta semana para o Iraque, mas será que se encontram seguros? Há uma base criada especialmente para esta missão. Saiba quais as circunstâncias.

Em que condições estão os militares portugueses no Iraque?
Notícias ao Minuto

17:18 - 08/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Bagdade

Para onde vão os 30 militares portugueses que seguiram esta semana para o Iraque? Numa missão que tem por base a formação de outros profissionais iraquianos para ajudar o combate ao grupo extremista Estado Islâmico, sabe-se que os portugueses vão estar alocados a uma base semidesértica junto à localidade de Besmayah, próxima de Bagdade.

E o que lá encontram? Muito pó e calor. A temperatura ronda os 40 graus e não há sombras para ninguém, destaca o Expresso.

Esta operação está a ser realizada pelos espanhóis, que desde finais de janeiro se encontram por lá a construir a base, que tem uma área equivalente a 4,5 campos de futebol, com ocupação de 450 homem e mulheres.

Nas proximidades encontra-se o quartel dos aprendizes iraquianos e também dos americanos em Fob Hammer, não muito longe.

Até ao verão, os 280 legionários do Exército espanhol, apoiados pelos 30 portugueses, vão instruir cinco mil soldados iraquianos, segundo o site The Diplomat in Spain.

Sabe-se que estes portugueses podem estar em risco, uma vez que se trata de uma missão arriscada, como todas as outras. Mas estão a trabalhar para que a segurança seja assegurada.

O perímetro foi delimitado com blocos de betão, colocados na vertical e com quatro metros de altura, para prevenir eventuais ataques do exterior.No interior existem ainda diversos abrigos, também em betão e à prova de morteiros e granadas.

Contam ainda com oito potentes geradores para produzir energia necessária para alimentar ares condicionados e uma unidade purificadora de água.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório