Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Governo satisfeito com gestão do Instituto Português do Desporto e Juventude

O secretário de Estado do Desporto e Juventude congratulou-se hoje com o trabalho desenvolvido no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), face aos "enormes constrangimentos" financeiros e à reestruturação de que foi alvo o organismo.

Governo satisfeito com gestão do Instituto Português do Desporto e Juventude
Notícias ao Minuto

14:10 - 23/09/14 por Lusa

País IPDJ

"O IPDJ tem sido um excelente exemplo de como é que nós, com menos recursos teoricamente alocados no seu orçamento, conseguimos fazer mais do que se fazia", disse Emídio Guerreiro.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude falava em Portalegre, durante um encontro com jornalistas na sede local do IPDJ, no âmbito do "Roteiro do Associativismo Juvenil" que está a promover pelo país.

Segundo Emídio Guerreiro, o IPDJ é um "exemplo", porque a "matriz" que orienta atualmente o organismo é "diferente" da que existia quando estavam em funcionamento o Instituto Português da Juventude e o Instituto do Desporto de Portugal.

"A matriz dos antigos institutos era uma matriz diferente. Ou seja, se nós somarmos os dois orçamentos que existiam em 2011 dos institutos da juventude e do desporto, nós estamos a falar de um orçamento global de 100 milhões de euros e quando olhamos agora para o orçamento do novo instituto ele não chega aos 70 milhões de euros", disse.

O governante sublinhou que, do "ponto de vista efetivo", se constata que atualmente o orçamento dedicado ao movimento associativo juvenil sofreu um aumento global "na casa dos 14 a 15 por cento", sendo que em muitos dos programas que estão em curso acaba por ser superior.

"Foi possível, nesta lógica da fusão e do reequilíbrio que se fez, alterar um pouco o paradigma", disse.

"Enquanto o Instituto Português da Juventude dedicava cerca de 60 por cento aos custos de estrutura e 40 por cento apenas ao investimento e o Instituto do Desporto de Portugal também andava nesta ordem, o IPDJ tem uma relação ao contrário", sublinhou.

Emídio Guerreiro fez ainda questão de recordar que, apesar de haver uma "forte" redução orçamental, do ponto de vista prático essa alteração "não se sente" no universo do associativismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório