Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Atribuição de vistos a moçambicanos "impossível de resolver"

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, manifestou-se hoje convicto de que a atribuição de vistos a cidadãos moçambicanos será facilitada pelas autoridades portuguesas, realçando a amizade entre os governos dos dois países.

Atribuição de vistos a moçambicanos "impossível de resolver"
Notícias ao Minuto

12:34 - 03/07/14 por Lusa

País Guebuza

O chefe de Estado, que hoje termina a sua visita oficial a Portugal, disse aos jornalistas que se reuniu na quarta-feira com cidadãos moçambicanos, que lhe transmitiram dificuldades na obtenção de vistos.

"Mas esse problema não é impossível de resolver e os dois governos, amigos que são, trabalhando juntos, vão encontrar maneira de facilitar", afirmou, durante uma visita à Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Sobre a visita de três dias, que realizou a convite do Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, Armando Guebuza afirmou ter sido uma oportunidade para confirmar que Portugal e Moçambique partilham "muita amizade".

O Presidente insistiu que as relações bilaterais podem ir mais longe, em particular no plano económico.

"Torna-se claro que há áreas que ainda podem ser aprofundadas, mesmo na parte económica, para regar esta amizade que existe entre nós", disse, defendendo mais investimentos em áreas como os hidrocarbonetos, agricultura, agroprocessamento, agroindústria ou infraestruturas sociais.

A saúde é outra área de cooperação entre os dois países, referiu o Presidente, salientando a importância da visita à Fundação Champalimaud, vocacionada para a investigação e tratamento do cancro.

"O cancro é uma doença que nos aflige imenso, a formação para resolver esse problema também é uma questão que muito nos interessa e muito nos preocupa", disse Guebuza, que adiantou que Moçambique vai agora avaliar possibilidades de cooperação com a Fundação Champalimaud, "não só para benefício dos próprios médicos e doentes, mas também dos dois povos amigos e irmãos".

A presidente do conselho de administração da fundação, Leonor Beleza, revelou que uma equipa técnica moçambicana vai visitar esta entidade ainda este mês para estudar hipóteses de trabalho conjunto, correspondendo a um pedido do ministro da Saúde moçambicano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório