Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestantes chegam aos jardins em frente ao Palácio de Belém

Os primeiros manifestantes do protesto de professores e pessoal não docente em Lisboa chegaram pouco depois das 16h15 junto ao Palácio de Belém, gritando "está na hora de o Presidente vir cá fora".

Manifestantes chegam aos jardins em frente ao Palácio de Belém
Notícias ao Minuto

17:08 - 28/01/23 por Lusa

País Professores

A manifestação organizada pelo Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP) começou às 14h30 em frente ao edifício do Ministério da Educação, na Avenida 24 de Julho, e tem como término os jardins em frente à Residência Oficial do Presidente da República, onde esperam ser recebidos.

Segundo o coordenador do STOP, a manifestação de hoje conta com cerca de 100 mil pessoas, sendo a terceira marcha organizada pelo mais jovem sindicato de professores e pessoal não docente.

"Marcelo escuta, a Escola está em Luta" é uma das palavras de ordem que gritam os milhares de manifestantes que vieram de todo o país para participar neste protesto.

Os professores e pessoal não docente estão em greve desde dezembro contra a proposta do ministério para um novo modelo de recrutamento e colocação de professores, mas também para exigir a recuperação do tempo de serviço que esteve congelado durante a Troika ou o fim das vagas e quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões da carreira docente.

ALém das iniciativas promovidas pelo STOP estão também a decorrer greves organizadas pelo SIPE e por uma plataforma de nove sindicatos, entre as quais estão a Fenprof e a FNE.

A delegação dos professores e pessoal não docente em protesto deverá ser recebida por consultores para a área da Educação da Casa Civil do Presidente da República, no Palácio de Belém.

No passada quinta-feira, foram recebidas, também por consultores da Casa Civil, representantes de vários sindicados de progessores.

Segundo uma nota disponibilizada no "site" da Presidência, "as organizações sindicais apresentaram a sua perspetiva sobre a situação profissional dos professores e entregaram informação para ser transmitida ao Presidente da República".

Leia Também: Professores a caminho de Belém: "Medina, escuta, a escola está na luta"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório