Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guilherme Inês "esteve ligado a algumas das canções mais populares"

O Presidente da República recordou o trabalho do músico em temas como 'Se cá nevasse' ou 'Não sejas mau para mim'.

Guilherme Inês "esteve ligado a algumas das canções mais populares"
Notícias ao Minuto

10:47 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou, esta quarta-feira, as suas condolências à família do músico Guilherme Inês, que ontem morreu aos 70 anos, em Lisboa. "Apresento as minhas condolências à família de Guilherme Inês, que, com os Salada de Frutas, o Quarteto 1111 e outras bandas e intérpretes, esteve diretamente ligado a algumas das canções mais populares da música popular, casos de 'Se cá nevasse' ou 'Não sejas mau para mim', que Dora levou ao Festival Eurovisão da Canção", afirma o chefe de Estado numa nota partilhada no site da Presidência

"Vindo dos alvores do rock português das décadas de 1960 e 70, Guilherme Inês integrou os Chinchilas, foi músico de estúdio e ao vivo dos mais destacados cantautores, e também produtor e escritor de canções, uma figura eclética e marcante de um tempo recente que já nos parece clássico", acrescenta-se. 

De recordar que Guilherme Inês, que nasceu em Lisboa em abril de 1951, começou a carreira na música ainda na década de 1960, a tocar guitarra nos Sharks e nos Hooks.

A mudança para a bateria deu-se quando integrou os Zoo, com quem gravou um álbum em 1969. Em 1970, integra os Chinchilas, liderados por Phil Mendrix.

Na década de 1970 e início de 1980, acompanhou, ao vivo e em estúdio, músicos como José Cid, José Afonso, Fausto e Vitorino, tendo gravado a bateria em álbuns como "Pano Cru" e "Campolide", de Sérgio Godinho.

O músico e produtor integrou também grupos como os Objectivo (ainda na primeira metade da década de 1970), os Salada de Frutas, que tinham Lena D'Água como vocalista, e uma das formações do Quarteto 1111, banda da qual fizeram parte José Cid e Tozé Brito.

No início da década da 1980, com José da Ponte, fundou os estúdios Namouche, em Lisboa, onde produziu temas e álbuns de vários artistas, como Dora ou Dulce Pontes.

Guilherme Inês estava atualmente a preparar a reedição do álbum 'Se cá nevasse' dos Salada de Frutas, editado originalmente em 1981.

Leia Também: Guilherme Inês, dos Salada de Frutas e Quarteto 1111, morre aos 70 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório