Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Celebração de casamentos afetada pelas restrições da pandemia

Em fevereiro deste ano, houve apenas 174 casamentos. Mais baixo, só o número de casamentos registado em abril do ano passado.

Celebração de casamentos afetada pelas restrições da pandemia
Notícias ao Minuto

12:02 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

País INE

Em janeiro e fevereiro deste ano celebraram-se, respetivamente, 812 e 174 casamentos, anunciou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os valores correspondem a uma redução de 45,2% e 87,9% relativamente aos meses de janeiro e fevereiro do ano anterior.

De acordo com o relatório mensal do INE com os dados da mortalidade, natalidade e nupcialidade, a quebra registada no mês de fevereiro é ultrapassada apenas pela de abril de 2020, mês com o menor número de casamentos desde que há registos: 117.

No ano de 2020, apenas em janeiro e fevereiro, antes de surgirem os primeiros casos de Covid-19 em Portugal, o número de casamentos foi superior ao verificado nos meses homólogos de 2019 (+12,2% e +23,9% respetivamente).

A partir de março a variação foi sempre negativa.

"As medidas decorrentes de contenção da pandemia tiveram impactos na vida dos cidadãos, onde se inclui a mobilidade e o contato social, pelo que os dados estatísticos relativos aos casamentos celebrados a partir de março de 2020 devem ser lidos neste contexto", pode ler-se no relatório, que relaciona os meses com menor número de casamentos com o período de medidas mais apertadas por causa da pandemia.

Leia Também: Ano começou com natalidade a cair. Nunca tinham nascido tão poucos bebés

Recomendados para si

;
Campo obrigatório