Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PJ detém dois homens por burlas através de MB Way de 100 mil euros

Suspeitos têm 27 e 28 anos. A PJ referenciou mais de 170 cartões/contas bancárias no âmbito desta operação.

PJ detém dois homens por burlas através de MB Way de 100 mil euros
Notícias ao Minuto

12:41 - 25/03/21 por Notícias ao Minuto

País MB WAY

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em cooperação com o DIAP de Lisboa, deteve dois indivíduos, com 27 e 28 anos, na quarta-feira. Os suspeitos estão acusados de vários crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo. 

O inquérito foi iniciado em outubro de 2020 e teve por base, como revela a nota enviada às redações, vários casos de fraude com recurso à captura de credenciais – 'Phishing'. Através de mensagens de correio eletrónico, que aparentavam serem remetidas pela entidade gestora da aplicação MB Way, foi levado a cabo um "elevado número de movimentos (levantamentos ou compra de artigos) não autorizados, concretizados através da dita aplicação com dados de terceiros". 

A PJ levou então a cabo diversas diligências, que contaram com a colaboração da SIBS, e culminaram na identificação dos suspeitos. 

Durante as detenções e buscas domiciliárias, foram apreendidos vários objetos relacionados com a prática criminosa, assim como a uma quantidade significativa de artigos adquiridos de forma ilícita. 

O valor da fraude, indicou ainda a força de segurança, atingiu, até ao momento, cerca de 100 mil euros. A PJ referenciou mais de 170 cartões/contas bancárias e prevê-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida de coação. 

Leia Também: PJ detém suspeito de falsificação e burla. Causou prejuízos de milhares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório