Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PSP ordena o fecho de colégio em Cascais. Alunos do 10.º iam fazer exame

Colégio St. Dominic's International School, em São Domingos de Rana, em Cascais, abriu para 43 alunos realizarem um exame.

PSP ordena o fecho de colégio em Cascais. Alunos do 10.º iam fazer exame
Notícias ao Minuto

11:35 - 22/01/21 por Melissa Lopes com Lusa

País Ensino

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cascais ordenou o encerramento do colégio St. Dominic's International School, em São Domingos de Rana, Cascais, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o colégio abriu para 43 alunos do 10.º ano realizarem um exame. A prova acabou por não se realizar no edifício.

A PSP atuou na sequência de várias denúncias que davam conta de que o colégio estava aberto. Contactada a diretora do estabelecimento e informada de que não podia manter a escola a funcionar, os encarregados de educação foram avisados para levarem os alunos para casa. 23 alunos já encontravam no colégio, outros 20 iam a caminho.

Um "grande transtorno"

Contactada pela Lusa, a administradora e diretora pedagógica da instituição, Catarina Formigo, ressalvou que, apesar do colégio ter acatado a ordem das autoridades, o entendimento é que o teste poderia ser realizado.

"Devo dizer que os senhores agentes da PSP foram corretíssimos, mas acredito que houve um mal-entendido por parte das autoridades. O decreto do Governo prevê que os alunos possam realizar os testes", apontou.

Catarina Formigo sublinhou que a interrupção do teste "causou um grande transtorno nos alunos e nos pais" e defendeu que "a situação deverá ser bem esclarecida".

"Sempre fomos exemplares no cumprimento da lei. A situação de hoje teve consequências desagradáveis e esperamos que não volte a acontecer", acrescentou.

Para já, a PSP tem apenas conhecimento de uma outra situação, também em Cascais, em que um infantário se encontrava a funcionar. Mais uma vez, a Polícia contactou os responsáveis, informando que o estabelecimento tinha de encerrar.

O primeiro-ministro anunciou ontem o encerramento das escolas em todos os níveis de ensino, com suspensão das atividades letivas, com efeitos a partir desta sexta-feira. A pausa de 15 dias será compensada no período de férias do Carnaval, da Páscoa e do verão.

A medida, anunciada por António Costa após a reunião do Conselho de Ministros, difere daquela que foi tomada durante o primeiro confinamento geral, em março de 2020, quando o Governo determinou a continuidade do ensino à distância.

Leia Também: "Estes 15 dias serão compensados Carnaval, na Páscoa e no final do ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório