Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Apreendidos 100 quilos de pepinos-do-mar em Portimão

Valor da carga apreendida em Alvor rondava os 3.000 euros.

Apreendidos 100 quilos de pepinos-do-mar em Portimão
Notícias ao Minuto

14:50 - 14/01/21 por Sílvia Abreu

País Pesca

Através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, a Unidade de Controlo Costeiro apreendeu, esta quinta-feira, 100 quilos de pepinos-do-mar cujo valor estimado ronda os três mil euros.

No âmbito de uma ação de fiscalização, "os militares da Guarda detetaram, junto à Ria de Alvor, dois pescadores que se encontravam a transportar os pepinos-do-mar para um veículo", explica a Guarda Nacional Republicana, em comunicado.

Os militares verificaram, no decorrer da ação, que houve um excesso de captura desta espécie, cuja pesca lúdica não pode exceder os dois quilos.

"Os suspeitos foram identificados, tendo sido elaborado um auto de contraordenação", explica a autoridade, referindo que os pepinos-do-mar, que se encontravam vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR aproveitou o incidente para alertar que os recursos marítimos "devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis", apontando que, no caso específico dos pepinos-do-mar, enquanto animais da classe equinodermos, "são um elemento importante para os ecossistemas aquáticos ao reciclarem matéria em decomposição e ao limparem o fundo do mar".

"Em 2019, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES ou Convenção de Washington) incluiu os pepinos-do-mar, pela primeira vez, no seu Apêndice II. Esta lista inclui as espécies que não estão necessariamente ameaçadas de extinção, mas que, poderão vir a estar caso o comércio não seja controlado de perto", acrescenta o comunicado.

Leia Também: Pesca da lampreia na Ria de Aveiro proibida de maio a dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório