Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Está a aumentar número de crianças desaparecidas

Na semana em que um menino de 18 meses desapareceu na Calheta, na ilha da Madeira, dados do Instituto de Apoio à Criança (IAC), avançados à Rádio Renascença, mostram que tem aumentado o número de desaparecimentos de menores no País. No ano passado, em comparação com 2012, desapareceram mais oito crianças.

Está a aumentar número de crianças desaparecidas
Notícias ao Minuto

11:28 - 24/01/14 por Notícias Ao Minuto

País IAC

O caso do Daniel, a criança que no passado domingo desapareceu na Madeira e que foi encontrada três dias depois, não ilustra a realidade do País. No ano passado, de acordo com dados do Instituto de Apoio à Criança, desapareceram 60 menores, mais oito do que em 2012.

“Neste momento, mais de 50% continuam desaparecidas”, revela Maria João Pena, da linha SOS Criança, daquele instituto, à Rádio Renascença.

A responsável refere ainda que “40% das situações denunciadas à linha telefónica foram de raptos parentais”. Mas há outros fatores na origem destes casos. Na adolescência, por exemplo, a causa prende-se com é “fugas” dos próprios menores.

O presidente da Comissão de Proteção de Menores, Armando Leandro, reconhece na antena da Rádio Renascença que a situação é preocupante e deve merecer uma análise mais profunda para identificar as suas razões no sentido de preveni-las.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório