Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Desmantelada rede de branqueamento de fundos do cibercrime. Há 20 detidos

Foram realizadas mais de 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias e apreendidos diversos elementos de prova em diversos países europeus.

Desmantelada rede de branqueamento de fundos do cibercrime. Há 20 detidos
Notícias ao Minuto

11:42 - 15/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, revelou, esta quinta-feira, que, entre outubro e novembro de 2019, liderou uma operação policial internacional, "visando o desmantelamento de uma estrutura criminosa, que se dedicava ao branqueamento de avultadas quantias em dinheiro, associadas a burlas informáticas cometidas por todo o mundo", mas com especial foco na Europa e Estados Unidos da América. Tratou-se de uma "complexa investigação de combate ao cibercrime organizado de carater transnacional".

A organização, refere a PJ em comunicado enviado às redações, era composta por "algumas dezenas de indivíduos, todos estrangeiros". Será a responsável pelo branqueamento de "mais de dez milhões de euros provenientes da prática de cibercrimes, em várias partes do mundo."

Foram detidas vinte pessoas, realizadas mais de 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias e apreendidos diversos elementos de prova, na Letónia, Bulgária, Reino Unido, Espanha e Itália.

Na Letónia, uma equipa da Polícia Judiciária "procedeu à detenção de cinco indivíduos daquela nacionalidade, dando cumprimento a Mandados de Detenção Europeu" e, na Polónia, "foi detido um indivíduo, cujo perfil e dados obtidos o colocam na cúpula desta organização criminosa com atividade em Portugal".

"Estes detidos foram extraditados para Portugal nas semanas subsequentes às detenções, e presentes a interrogatório judicial, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva", acrescenta a Polícia Judiciária na mesma nota.

Portugal, juntamente com os Estados Unidos, "liderou e desencadeou" a Operação, denominada '2BaGoldMule', que contou ainda com a Áustria, Itália, República Checa, Bulgária, Polónia, Geórgia, Espanha, Suíça, Suécia, Letónia, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório