Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Câmara de Matosinhos decreta luto municipal pela morte de Alcino Soutinho

A Câmara de Matosinhos decretou hoje dois dias de luto municipal pela morte do arquiteto Alcino Soutinho, que projetou o edifício da autarquia, o "homem que introduziu a modernidade" e "fica para sempre ligado à história do poder local".

Câmara de Matosinhos decreta luto municipal pela morte de Alcino Soutinho
Notícias ao Minuto

14:21 - 25/11/13 por Lusa

País Dois dias

O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu no domingo, no Porto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, afirmou que Alcino Soutinho "é um nome que fica para sempre ligado à história do poder local em Portugal porque há um antes e um depois, em termos de modernidade, com a obra do Alcino Soutinho em Matosinhos".

"Hoje, resolvemos decretar um luto municipal por dois dias em sua homenagem e é evidente que vai ser alvo de homenagens que não faz sentido ponderar hoje. Hoje, vamo-nos recolher na dor que temos porque era um grande amigo", disse.

Guilherme Pinto afirmou ainda que Alcino Soutinho, ao construir o edifício da câmara, "marcou uma mudança completa naquilo que era a consideração do poder local".

"Morreu o homem que introduziu a modernidade, quer em Matosinhos quer um pouco na ideia do que era o poder local democrático à época", sublinhou.

O presidente da câmara adiantou ainda que a peça institucional oferecida pela autarquia no Natal deste ano vai ser do Alcino Soutinho.

"Vamos homenageá-lo não agora porque agora queremos apenas falar do homem, da obra, da memória, da saudade que nos vai ficar e teremos tempo para fazer a homenagem como ele merece", enfatizou.

Guilherme Pinto recordou sobretudo o "sentido de humor e a sua postura despojada porque era um homem muito conversador, sempre muito perspicaz".

"Uma das expressões que eu mais recordo, quando se discutiu Matosinhos Sul, foi que ele na altura disse que a opção que estávamos a fazer por jardins no interior dos quarteirões eram jardins aprisionados e verificou-se, com o passar dos anos, que eventualmente ele tinha razão", concluiu.

A Câmara de Matosinhos homenageou Alcino Soutinho, em julho passado, no dia Nacional do Arquiteto.

O arquiteto foi considerado pela crítica nacional e internacional como um dos "ícones" da denominada "Escola do Porto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório