Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Túnel de Caíde na Linha do Douro com mais iluminação e comunicações

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dotar o túnel da Caíde, na Linha do Douro, recentemente remodelado, com equipamentos adicionais de iluminação e telecomunicação, no valor de 700 mil euros, revelou hoje a empresa.

Túnel de Caíde na Linha do Douro com mais iluminação e comunicações
Notícias ao Minuto

10:23 - 19/11/19 por Lusa

País Linha do Douro

Segundo um esclarecimento da IP enviado à Lusa, os equipamentos visam, também, "assegurar a ligação e o controlo remoto a partir do Centro de Controlo e Operação do Porto, instalado em Contumil".

A IP assinala ainda que, apesar dos equipamentos adicionais que se pretende instalar, estão atualmente "garantidas todas as condições de segurança para a circulação ferroviária e dos milhares de utilizadores que diariamente utilizam o túnel de Caíde, bem como em toda a extensão da Linha do Douro".

Aquele túnel ferroviário situa-se em Lousada, distrito do Porto, no troço da Linha do Douro que liga as estações ferroviárias de Caíde a Marco de Canaveses.

No âmbito das obras de eletrificação da Linha do Douro, realizada recentemente, que permitiram a circulação naquele troço dos comboios urbanos do Porto, foram realizadas várias intervenções no interior e exterior do túnel para garantir a circulação de composições elétricas e reforçar a segurança da infraestrutura.

Estes equipamentos adicionais de iluminação e telecomunicação inserem-se na empreitada de "Execução de Instalações Especiais de Segurança no túnel de Caíde", para a qual o conselho de administração da IP deliberou "proceder ao lançamento do procedimento pré-contratual necessário" à sua contratação, de acordo com um despacho publicado na segunda-feira em Diário da República.

"Os encargos inerentes à celebração do contrato serão satisfeitos por verbas adequadas do orçamento da IP, estando aprovada a obtenção de financiamento europeu, com um financiamento máximo nacional" de cerca de 217 mil euros, refere ainda o despacho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório