Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tinha planos para hoje? Feriado marcado por chuva e vento forte

A previsão para esta sexta-feira é de chuva e de vento forte para praticamente todo o país. Por esse motivo, oito distritos do continente e os Açores estão hoje sob aviso amarelo. Também a Madeira está em alerta amarelo mas devido ao tempo quente.

Tinha planos para hoje? Feriado marcado por chuva e vento forte
Notícias ao Minuto

08:15 - 01/11/19 por Melissa Lopes

País IPMA

Novembro arranca com nevoeiro, chuva e vento forte. Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para as regiões Norte e Centro, períodos de chuva ou aguaceiros sendo por vezes forte e persistente.

Os meteorologistas assinalam também a possibilidade de ocorrência de trovoadas nesta zona do país. O vento, esse poderá soprar moderado a forte nas terras altas, com rajadas até aos 95 km/h. Além disso, conte com neblina ou nevoeiro que pode persistir ao longo da manhã. 

Na região Sul, a previsão do IPMA aponta para céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde.

No Alentejo, ao final do dia, são esperados períodos de chuva fraca. 

No que toca a temperaturas, Santarém será o distrito mais quente esta sexta-feira com previsão de 26ºC de máxima. Seguem-se os distritos de Faro e Beja, onde os termómetros podem chegar aos 25ºC, mais 2ºC do que na capital. O Porto não irá além dos 19ºC. De acordo com o IPMA, o distrito da Guarda será o distrito mais frio com uma máxima prevista de 17ºC e mínima de 12ºC. 

O vento forte e a chuva previstas para esta sexta-feira levaram o IPMA a colocar oito distritos do continente em alerta amarelo (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco).  

O aviso amarelo devido ao mau tempo estende-se também ao arquipélago dos Açores, designadamente no grupo ocidental e oriental. 

Em alerta amarelo está também a Madeira e o Porto Santo, mas por razões diferentes - "persistência de valores elevados de temperatura máxima". O IPMA prevê que os termómetros cheguem aos 26ºC de máxima neste arquipélago. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório