Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Espeleólogos portugueses já saíram de gruta. "Estamos todos bem"

Grupo estava desaparecido desde sábado.

Espeleólogos portugueses já saíram de gruta. "Estamos todos bem"
Notícias ao Minuto

16:57 - 21/10/19 por Natacha Nunes Costa

País Resgate

Os quatro espeleólogos portugueses que estavam desaparecidos, desde sábado, na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, já saíram da cavidade. Ao que tudo indica, todos os elementos do grupo estão bem.

Em direto para a SIC Notícias, um dos espeleólogos do grupo, que pertence ao Clube de Montanhismo Alto Relevo de Valongo, no Porto, revelou, à saída da gruta, que apesar do susto, tudo correu bem e estes dois dias "não foram maus".

"A única preocupação foi a preocupação que estávamos a causar nos nossos familiares e amigos. Sabíamos que as pessoas estariam preocupadas connosco e nós estávamos bem e não podíamos avisar. Mas estamos todos bem", começou por dizer.

O espeleólogo garante ainda que estão "bem tanto a nível físico como emocional" e que a prioridade agora é falar com os familiares para os acalmar. "Fico contente porque daqui a pouco vou poder telefonar aos meus pais e dizer-lhes que está tudo bem", revelou.

O português garantiu ainda que tinham comida suficiente e que até tinham "reservas para mais tempo, se fosse necessário" e que não passaram frio, "porque já estavam preparados para isso".

A experiência da equipa portuguesa de espeleologia, que tinha programado a viagem à gruta para entre sexta-feira e segunda-feira, pode ter ajudado no sucesso da operação de socorro. Todos os sete elementos - quatro entraram na gruta e três que ficaram no exterior -  "são muito experientes" e têm cerca de 30 anos.

Recorde-se que o alerta para o desaparecimento dos quatro elementos que entraram na gruta, no sábado, foi dado na tarde deste domingo, pelos espeleólogos que ficaram no exterior. Desde o final de tarde de ontem que a equipa de socorro tentava resgatar os portugueses. Um trabalho que foi dificultado devido à subida do nível das águas, mas que acabou por terminar com sucesso a meio da tarde de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório