Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Desculpas a Angola: "Pergunta veio de alguém ligado a Eduardo dos Santos"

Miguel Sousa Tavares lamenta o incidente diplomático que se gerou, esta segunda-feira, e garante que a pergunta feita ao ministro dos Negócios Estrangeiros angolano trazia “veneno”.

Desculpas a Angola: "Pergunta veio de alguém ligado a Eduardo dos Santos"
Notícias ao Minuto

20:33 - 04/03/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Sousa Tavares

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto disse, esta segunda-feira, que o caso Jamaica está ultrapassado e que tal foi possível porque o seu homólogo português lhe ligou a pedir desculpas pelo sucedido no bairro do Seixal.

No entanto, o Governo português, que também se pronunciou sobre o tema, garantiu, em comunicado, que em momento algum pediu desculpas.

Ora, para Miguel Sousa Tavares interessa saber “quem fez a pergunta”.

“Tentei saber e não tenho dúvidas de que foi um jornalista angolano”, garantiu o escritor que, no seu habitual espaço de comentário na TVI, acrescentou ainda que a pergunta “parece ter vindo de alguém ligado à antiga presidência angolana porque é, claramente, uma pergunta destinada a estragar o ambiente cordial que se espera para a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola”.

Sousa Tavares disse ainda que o que aconteceu foi que o ministro angolano “recebeu, de uma forma diplomática, desculpas”. Isto é, o ministro dos Negócios Estrangeiros português ligou ao homólogo angolano e “deve ter tido que lamentava” o que aconteceu e o “ministro dos Negócios Estrangeiros, pouco diplomaticamente mas para efeitos internos, disse ter recebido um pedido desculpa”.

A pergunta trazia veneno”, asseverou o comentador que não acredita, porém, que este incidente seja motivo para estragar a visita do Presidente da República a Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório