Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Uso de material espanhol em Borba é exemplo de cooperação, diz Costa

Valladolid, Espanha, 21 nov (Lusa) -- O primeiro-ministro português, António Costa, deu hoje como "claro exemplo" da cooperação com Espanha o recurso a bombas oriundas do país vizinho para retirar a água das pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba.

Uso de material espanhol em Borba é exemplo de cooperação, diz Costa
Notícias ao Minuto

23:58 - 21/11/18 por Lusa

País Cimeira Ibérica

Durante a conferência de imprensa de balanço da 30.ª cimeira bilateral, em Valladolid, Espanha, o governante português referiu que a cooperação na área da proteção civil entre Portugal e Espanha já existe há muito tempo.

"Por exemplo, na situação dramática de Borba, que estamos a procurar resolver, tivemos necessidade de termos bombas que permitam retirar água para resgatar as vítimas de desabamento e essas vieram de Espanha", contou.

Estas ações de colaboração têm sido "preciosas", nomeadamente no combate direto aos incêndios e indireto com a disponibilização de meios aéreos, salientou.

António Costa adiantou que os bombeiros portugueses e espanhóis já podem intervir no país vizinho, a pedido do próprio.

O deslizamento de um grande volume de terra na estrada 255, que provocou "a deslocação de uma quantidade muito significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra" para o interior de pedreiras contíguas, ocorreu às 15:45 de segunda-feira.

O acidente, de acordo com a Proteção Civil, provocou, pelo menos, dois mortos, além de haver três pessoas desaparecidas.

A drenagem de água das pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba vai ser reforçada na quinta-feira, estando ainda previsto utilizar um equipamento da Marinha nas buscas, revelou hoje a Proteção Civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório