Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Samba brasileiro e inteligência lusa derrubam exército romano

Fred apontou o golo que deu a vitória (2-1) ao Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, na receção à Roma, na primeira mão dos oitavos-de-final da prova milionária.

Samba brasileiro e inteligência lusa derrubam exército romano
Notícias ao Minuto

21:42 - 21/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto Liga dos Campeões

O Shakhtar Donetsk está em vantagem para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A equipa de Paulo Fonseca venceu esta quarta-feira a Roma, por 2-1, em Kharkiv, na Ucrânia, graças aos golos de Ferreyra e Fred, que assim comandaram a reviravolta frente a um conjunto italiano que se revelou uma verdadeira muralha no primeiro tempo.

Sem o capitão Srna, Butko foi o lateral-direito lançado por Paulo Fonseca, que viu a sua equipa entrar melhor na partida. Logo aos 3' minutos, Facundo Farreyra chegou alguns centímetros atrasado ao cruzamento do ex-bracarense Ismaily, naquela que foi a primeira ameaça de golo do conjunto ucraniano.

No entanto, a resposta da Roma não tardou e na sequência de um canto o central Manolas obrigou o guardião Pyatov a aplicar-se. Privilegiando a velocidade dos extremos Bernard, à esquerda, e Marlos, à direita, o Shakhtar ia tentando demonstrar a sólida muralha italiana, que, por seu lado, fechava autenticamente os caminhos da baliza de Alisson. À passagem dos 21' minutos, voltou a ser a formação romana a colocar em sentido Pyatov, desta vez por Dzeko, avançado bósnio que, já dentro dos últimos cinco minutos, viria a rasgar por completo a defesa ucraniana, colocando Cengiz Ünder em zona privilegiada para inaugurar o marcador. O jovem, de 20 anos, não falhou e colocou a Roma na frente do marcador, provando que, de facto, vive um grande momento. Tornou-se no primeiro turco a marcar na estreia na Champions e apontou o quinto golo nos últimos... quatro jogos.

Além da desvantagem, o Shakhtar ainda sofreu outra contrariedade antes do intervalo com a lesão do central Krivtsov que obrigou Paulo Fonseca a lançar Ordets. Na segunda parte o Shakhtar Donetsk entrou a todo o gás em busca do empate, que conseguiu mesmo, aos 52' minutos, através de Facundo Ferreyra. Ao contrário do que vinha a fazer, a Roma deixou a equipa ucraniana sair a jogar sem pressão e o central Rakitskiy, num daqueles lances que já se tornou imagem de marca, lançou o avançado argentino em profundidade e este, depois de tirar Manolas do caminho, restabeleceu a igualdade.

Um golo que trouxe maior confiança aos comandados de Paulo Fonseca, que pouco depois poderiam ter alcançado a reviravolta. Ismaily voltou a embalar no lado esquerdo, cruzou atrasado para o coração da área e Marlos, de pé esquerdo, obrigou Alisson à primeira grande defesa da noite. Isto porque, pouco depois, teve... uma segunda, desviando um belo remate de Taison, de fora da área, para canto. A partir daqui, o Shakhtar encostou a Roma às cordas e foi sem surpresa que surgiu o segundo golo, num livre direto cobrado de forma exemplar pelo brasileiro Fred. Foi o primeiro golo do médio nesta edição da prova milionária.

Até ao final, os 'mineiros' ainda dispuseram de mais duas situações flagrantes de golo, nomeadamente por Facundo Ferreyra, num dos últimos lances da partida, mas o resultado não se alterou. Valeu o samba brasileiro dos craques canarinhos e a inteligência lusa de Paulo Fonseca para a conquista de uma importante vantagem para o encontro da segunda mão, em Roma.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório