Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

TAP: Fernando Pinto vai deixar presidência e já há sucessor

Fernando Pinto anunciou a decisão aos funcionários esta quinta-feira.

TAP: Fernando Pinto vai deixar presidência e já há sucessor
Notícias ao Minuto

10:42 - 11/01/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Companhia aérea

Fernando Pinto anunciou esta quinta-feira que vai deixar a presidência executiva da TAP depois de quase 17 anos no cargo, segundo uma carta enviada aos funcionários da empresa e citada pela TVI24.

“É com grande orgulho que comunico que em breve estarei me afastando da direção executiva da nossa Empresa”, lê-se na missiva assinada por Fernando Pinto e a que o canal de informação da estação de Queluz teve acesso.

Já de acordo com o semanário Expresso, Antonoaldo Neves, um gestor de 42 anos e antigo presidente da companhia aérea Azul, suceder-lhe-á no cargo.

"Estou absolutamente seguro de que com a liderança de Antonoaldo, a TAP continuará neste incrível processo de crescimento. Assim, o meu sentimento hoje é de absoluta realização profissional e pessoal. De missão cumprida. A empresa está no bom caminho e sinto-me plenamente realizado", escreveu ainda Fernando Pinto na carta dirigida aos trabalhadores.

Recorde-se que, num encontro com os jornalistas, em dezembro de 2017, Fernando Pinto comentava sobre a sua manutenção no cargo: "Não há nada definido. A decisão é dos acionistas", acrescentando, na altura, que o que vier a ser definido sobre essa matéria será "o melhor para a TAP" e que o importante "é que seja de comum acordo".

"Eu tenho uma grande vantagem: são 17 anos na TAP, o que é muito bom, mas eu cheguei aqui com uma missão que era privatizar a companhia e isso foi feito há dois anos. Pediram-me para continuar para haver uma estabilização durante o processo de transição da privatização, que é hoje um grande sucesso", afirmava, à data, Fernando Pinto.

De lembrar ainda que a 25 de novembro do ano passado, o administrador não executivo da TAP Diogo Lacerda Machado dizia que o acionista Estado "gosta muito" do presidente executivo da transportadora aérea, Fernando Pinto, mas que, reconhecendo-lhe todo o mérito, este responsável sairá da empresa "quando entender".

Quando questionado sobre uma eventual sucessão de Fernando Pinto na presidência executiva, o administrador nomeado pelo acionista Estado salientava: "O engenheiro Fernando Pinto tem direito a sair quando quiser e como quiser".

A saída de Fernando Pinto da companhia aérea tem sido noticiada desde o verão passado, no entanto o atual presidente executivo (CEO) disse em 10 de outubro de 2017 que a sua saída não estava para breve.

"A empresa vai continuar a crescer, não tenho dúvida nenhuma disso, e em breve iremos ter novidades, como também posso dizer que em breve não irei sair", declarava então.

Antonoaldo Neves "é um perfil interessante"

Em 19 de outubro, quando a mesma pergunta foi feita a David Neeleman, empresário que integra o consórcio Atlantic Gateway (que, por sua vez, com Humberto Pedrosa, detém 45% da TAP), este respondia que - caso Fernando Pinto quissesse manter-se - "há sempre um lugar na TAP".

Instado a esclarecer se essa continuidade seria na presidência executiva, o empresário notou, na altura, que essa é uma decisão dos acionistas, repetindo que "vai ter sempre lugar na TAP".

Já sobre uma possível futura nomeação de Antonoaldo Neves, que veio da companhia aérea Azul este ano para a Comissão Executiva e, consequentemente, para o Conselho de Administração, da TAP, no lugar de Trey Urbahn, o administrador não executivo da TAP disse que este responsável "é um homem que provou no Brasil e na Azul".

"É um perfil interessante, uma pessoa do setor e, como sabem, o que está, essencialmente, acertado entre o Estado e os privados, é que a gestão quotidiana, que concretiza o objeto estratégico, o objeto de ajustamento e de acordo, é muito confiável aos privados. O Estado tem possibilidade de se pronunciar, mas sendo uma pessoa do setor, admito que possa ser uma opção por parte dos privados e não quero crer que haja qualquer problema por parte do Estado".

Levado a comentar se o Estado não se iria opor ou se veria mesmo essa sucessão "com bons olhos", Lacerda Machado dizia, ressalvando ser só "a sua opinião", é que Antonoaldo Neves "tem perfil, é uma história de sucesso" e que não se "surpreenderia que houvesse indigitação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório