Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Não apareceu ninguém. Se não fossem os populares, tinha ardido tudo"

O Norte e o Centro de Portugal foram, entre domingo e esta segunda-feira, palco de uma galopante vaga de incêndios que terminou, pela segunda vez este ano, com um balanço trágico de mortes e destruição. Uma testemunha relata o que encontrou no concelho de Vouzela, em Viseu, um dos distritos mais afetados.

Notícias ao Minuto

20:53 - 16/10/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Viseu

Segundo os dados da Proteção Civil, foram registados 523 incêndios no domingo e 199 incêndios esta segunda-feira, dos quais 26 ainda permanecem ativos. Em Viseu, um dos distritos mais afetados, a ajuda não conseguiu chegar a várias aldeias, ficando a responsabilidade de salvar vidas e bens a cargo dos habitantes.

Vera Pereira, residente na cidade de Viseu, tem familiares no concelho de Vouzela, aldeia de Vasconha, e dirigiu-se para o local para ajudar. Não se conseguiu salvar uma residência do pai, que acabou por registar em fotografia, esta segunda-feira. Descreve, ao Notícias ao Minuto, um cenário de “destruição”.

“A população passou a noite toda a tentar salvar as casas, pois os bombeiros não apareceram - o que por um lado é normal, pois de Reigoso até ao nó de Vouzela/Tondela está tudo queimado. Hoje, quando a casa do meu pai ardeu, conseguimos pedir ajuda aos bombeiros mas só tinham um jipe disponível e não havia água, inclusive as bocas de incêndio estão secas”, afirmou.

Vera Pereira refere que a preocupação, desde as 2h00 desta segunda-feira, foi tentar que o fogo não alastrasse a outras residências. “Nesta aldeia só se salvaram as casas, de resto ardeu tudo”, lamentou.

Quando questionada sobre a presença de autoridades no local, Vera Pereira foi perentória: “Não apareceu ninguém. Se não fossem os populares, tinha ardido tudo”.

Recorde-se que, entre as 38 vítimas mortais desta vaga de incêndios (número que pode aumentar), 19 foram registadas em Viseu, permanecendo ainda desaparecidas naquele distrito cinco pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório