Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Tony Blair em Díli para ajudar país a alcançar prioridades

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou hoje em Díli, onde realizou uma visita de cerca de cinco horas, que vai ajudar o Governo de Timor-Leste a alcançar as suas prioridades.

Tony Blair em Díli para ajudar país a alcançar prioridades
Notícias ao Minuto

11:53 - 15/08/13 por Lusa

Mundo Ex-primeiro-ministro

"Tive um excelente encontro com o primeiro-ministro e falámos sobre formas de o meu gabinete cooperar com o dele para ajudar o país a alcançar as suas prioridades", afirmou Tony Blair no final de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

Tony Blair chegou hoje a Díli para uma curta visita, tendo mantido encontros com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e o secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri.

Em declarações aos jornalistas, Tony Blair afirmou que "Timor-Leste é um país com um enorme potencial" e que agora é altura de o primeiro-ministro e os ministros se focarem na forma de melhor servir as pessoas e de criar infraestruturas.

"Faremos tudo o que pudermos para ajudar nesse processo. Timor-Leste é um país importante, com um papel importante a desempenhar e naquilo que pudermos vamos ajudar", disse.

A organização Associados Tony Blair trabalha com governos através de apoio e assessorias para implementação de reformas em áreas chaves da governação, modernização e implementação.

Questionado sobre a forma como vai ajudar o Governo timorense, o ex-primeiro-ministro britânico explicou que “o Governo vai definir as prioridades" e que o seu gabinete vai ajudar a implementá-las.

"É o que já fazemos em algumas partes do mundo. Pela minha experiência de governação, o mais difícil em governar é conseguir fazer as coisas. O difícil não é ter as ideias, é pô-las em prática", salientou.

No encontro com Xanana Gusmão esteve também presente o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, que explicou aos jornalistas que Tony Blair foi a Timor-Leste para, em conjunto com o chefe do Governo, "discutir assuntos relacionados com a implementação de um programa" para melhorar a administração pública e a governação.

"A organização de Tony Blair vai dar apoio a Timor-Leste no sentido de melhorar a administração pública e a governação, para ser mais transparente e eficiente", disse.

Esta é a segunda visita de Tony Blair a Timor-Leste. A primeira realizou-se em agosto de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório