Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Tribunal militar israelita prolonga detenção de Ahed Tamimi por dois dias

Um tribunal militar israelita prolongou hoje por dois dias a detenção de uma adolescente palestiniana, Ahed Tamimi, que o mês passado foi filmada a bater em soldados.

Tribunal militar israelita prolonga detenção de Ahed Tamimi por dois dias
Notícias ao Minuto

17:30 - 15/01/18 por Lusa

Mundo Adolescência

A rapariga de 16 anos foi filmada em dezembro junto à sua casa na Cisjordânia ocupada a empurrar e agredir soldados israelitas que a afastaram sem retaliar.

Um vídeo mostra Tamimi, que afirmou terem os militares israelitas disparado uma bala de borracha que atingiu um primo e o deixou temporariamente em coma, a discutir, ao lado da prima Nur, de 20 anos, com dois soldados.

No início de janeiro foi acusada, nomeadamente por atacar soldados e, segundo os militares, arrisca 14 anos de prisão.

Os palestinianos saudaram a jovem como uma heroína, tendo o incidente, visto como humilhante para os militares, causado indignação em Israel.

No sábado, uma centena de pessoas apelou em Lisboa para a libertação de Ahed Tamimi, uma das centenas de menores detidos em Israel por se insurgirem contra "a ocupação" da Cisjordânia, segundo Shahd Wadi, do Comité de Solidariedade com a Palestina e do Boicote, Desinvestimento e Sanções.

"Por ano, são 800 crianças que passam pelos calabouços israelitas", referiu durante a concentração que se pretendia a primeira de "muitas ações de sensibilização" sobre a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório