Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

“Políticas de Rajoy foram catastróficas para a Catalunha”

Líder do governo catalão falou esta noite ao povo, numa mensagem transmitida pelas televisões, em que apesar das críticas ao governo de Rajoy e à mensagem do rei de Espanha, deixou um apelo ao diálogo.

“Políticas de Rajoy foram catastróficas para a Catalunha”
Notícias ao Minuto

20:16 - 04/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Carles Puigdemont

O presidente da Generalitat, Carlos Puigdemont falou esta noite sobre a situação da Catalunha, precisamente um dia depois do discurso do rei de Espanha Felipe VI, e começou por elogiar a forma pacífica como o povo catalão tem lidado com a tensão que se tem vivido na região. “Estamos unidos e fortes”, reiterou.

Num discurso pautado por um tom mais institucional em certos momentos e mais assertivo noutros, Puigdemont criticou o rei de Espanha e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, cujas políticas, disse, “foram catastróficas para a Catalunha".

Na resposta ao discurso do rei, Puigdemont foi particularmente assertivo, considerando que as palavras ontem proferidas pelo monarca "dececionaram muitos catalães”, sobretudo aqueles que “esperam um apelo ao diálogo”. “O rei ignorou deliberadamente milhões de catalães que não pensam como o governo [de Madrid]”, acusou o presidente da Generalitat.

Subjacente a esta acusação está a ideia de Felipe VI estar alinhado com a política intransigente de Rajoy no que diz respeito à Catalunha, pelo que o líder da Generalitat lamentou que "o rei não tenha um papel moderador que lhe é atribuído pela Constituição". Ao invés disso, frisou, o chefe de Estado alinha-se com "as decisões do governo". 

Apesar das críticas ao governo de Madrid e ao rei, Puigdemont demonstrou vontade de dialogar com as autoridades espanholas e realçou a importância de um processo de mediação. Ideia diferente manifestou Rajoy, que hoje recusou qualquer mediação

"Estou disposto a um processo de mediação porque a paz, o diálogo e a negociação fazem parte da nossa alma política", afirmou, acrescentando, dirigindo-se ao governo liderado por Rajoy, que “seria uma grave irresponsabilidade não atender a estes apelos ao diálogo e à negociação”.

Relativamente ao referendo do passado domingo, Puigdemont falou num ato eleitoral marcado por uma “repressão sem precedentes”, mas prometeu novidades para os próximos dias.

Ontem, recorde-se, Carles Puigdemont afirmou à BBC que o parlamento catalão vai declarar a independência nos próximos dias. A CUP (Candidatura de Unidade Popular) prevê que tal aconteça na segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório