Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O discurso que queria unir Espanha dividiu-a ainda mais

Felipe VI falou ao país sobre a situação na Catalunha e, condenando as autoridades catalãs, apelou à unidade nacional. PP e Ciudadanos colocaram-se ao lado do rei, PSOE agradeceu mas pediu diálogo, Podemos e Ada Colau teceram fortes críticas a um discurso que dividiu mais do que aquilo que uniu.

O discurso que queria unir Espanha dividiu-a ainda mais
Notícias ao Minuto

23:43 - 03/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Felipe VI

Felipe VI decidiu falar ao povo espanhol relativamente à situação que se vive na Catalunha, aproveitando para deixar uma forte mensagem de condenação ao referendo realizado no passado domingo, considerado ilegal pelo Estado espanhol.

O rei não se ficou por aqui, e acusou mesmo as autoridades catalãs de estarem a dividir a região, considerando que o comportamento das mesmas “coloca a estabilidade económica e social da Catalunha em risco”.

Ao condenar e criticar de forma tão veemente a forma como o governo da Catalunha está a lidar com o referendo do passado domingo, Felipe VI marcou uma posição política totalmente alinhada com o Executivo espanhol, liderado por Mariano Rajoy, que desde o início das reivindicações catalãs se tem revelado intransigente.

As reações ao discurso do rei, como era expectável, foram completamente distintas. Um dos primeiros a reagir foi Pablo Iglesias. O líder do Podemos condenou as palavras de Felipe VI, realçando que o rei não foi eleito.

“Como presidente de um grupo parlamentar que representa mais de cinco milhões de espanhóis, digo ao rei não eleito: não em nosso nome”.

Já para o Ciudadanos, partido que tem na sua génese o combate ao independentismo catalão, o rei “deu a cara por todos”.

“Espanha precisa de esperança e de liderança. O rei deu a cara por todos. É altura de atuar de forma a garantir a união de todos os espanhóis”, escreveu o líder do partido, Albert Rivera.

Ideia semelhante foi proferida por Juan Ignacio Zoido, do PP, que fala numa mensagem “clara e contundente”.

“Clara e contundente a mensagem de sua majestade, o rei. Defesa da unidade de Espanha e dos direitos de todos os espanhóis dentro da lei”, realçou o ministro do Interior.

Por seu turno, o PSOE, principal partido da oposição, emitiu um comunicado para “agradecer a intervenção do chefe de Estado nestes momentos delicados, difíceis e complexos para o nosso país, para Espanha”. Para além disso, apelou ao “entendimento entre todos os catalães e todos os espanhóis”.

Por fim, a presidente da Câmara da Catalunha, Ada Colau, discordou da posição da Direita, e considerou o discurso de Felipe VI “irresponsável”.

“Nenhuma solução. Nenhuma referência aos feridos. Nenhum apelo ao diálogo. Discurso irresponsável e indigno de um chefe de Estado”, criticou.

Entretanto, o líder do governo catalão, Carles Puigdemont, afirmou à BBC que a Catalunha vai proclamar independência nos próximos dias. A tensão vai continuar, isso é garantido. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório