Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Rússia terá elaborado estratégia para extremistas de direita alemães

A Rússia elaborou há um ano e meio uma estratégia para impulsionar o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) com vista à obtenção de maiorias nas várias eleições agendadas no país, avançou hoje a revista Der Spiegel.

Rússia terá elaborado estratégia para extremistas de direita alemães
Notícias ao Minuto

16:44 - 26/04/24 por Lusa

Mundo AFD

De acordo com informações dos serviços secretos ocidentais a que a revista alemã teve acesso, no início de setembro de 2022 decorreu uma reunião de altos funcionários russos para elaborar uma estratégia para a AfD.

O encontro ocorreu por indicação de Sergey Kiriyenko, vice-chefe de gabinete da administração presidencial russa e responsável pelas operações para ganhar influência no estrangeiro e um elemento próximo do Presidente russo, Vladimir Putin.

Nessa reunião, foi redigido um "Manifesto" com teses sobre a política alemã que foram repetidas quase integralmente num discurso de outubro do mesmo ano do líder da AfD no estado da Turíngia, Björn Höcke.

O "Manifesto", citado pela "Der Spiegel", indicava uma alegada desindustrialização da Alemanha, que 30% dos alemães vivem perto do limiar da pobreza e a polarização no interior do país.

Estas informações são publicadas numa altura em que se discute o fluxo de dinheiro proveniente de fontes pró-russas em benefício do eurodeputado Maximilian Krah e do deputado Petr Bystrom, ambos candidatos da AfD às eleições europeias de junho.

Um colaborador de Krah foi também detido por suspeita de espionagem para os serviços secretos chineses.

Os nomes de Krah e de Bystrom, cabeça de lista e número dois da lista da AfD para as eleições europeias, respetivamente, integram a lista de políticos que alegadamente receberam dinheiro do portal pró-russo "Voz da Europa".

Leia Também: Ucrânia. Chefe da NATO considera espionagem russa perigosa e inaceitável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório