Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Balanço das avalanches no Afeganistão atinge os 191 mortos

As avalanches e intempéries no Afeganistão na semana passada causaram pelo menos 191 mortos e 300 feridos, segundo um novo balanço governamental divulgado hoje, enquanto prosseguem as operações de socorro nas zonas mais afetadas.

Balanço das avalanches no Afeganistão atinge os 191 mortos
Notícias ao Minuto

13:43 - 10/02/17 por Lusa

Mundo Vítimas

Trinta e duas províncias afegãs sofreram abundantes quedas de neve, que danificaram casas, causaram avalanches e bloquearam numerosos habitantes nas suas habitações.

"O balanço atualizado que recebemos das províncias afetadas pelas avalanches e o tempo glacial atingiu os 191 mortos", declarou à agência France Presse o vice-ministro das Catástrofes Naturais, Mohammad Aslam Sayyas.

"A província mais afetada é a do Nouristan, onde pelo menos 68 pessoas morreram nas recentes avalanches", adiantou Sayyas.

As autoridades intensificaram as operações de socorro durante a semana, à medida que as condições meteorológicas melhoravam.

Pelo menos 300 pessoas ficaram feridas e mais de 500 outras foram socorridas em todo o país, disse ainda.

O governador do Nouristan, Hafiz Abdul Qayyom, disse que dezenas de casas foram destruídas e que as famílias enlutadas receberam alimentos e dinheiro por helicóptero.

O norte montanhoso do Afeganistão é anualmente palco de avalanches ainda mais mortíferas devido à falta de equipamento das equipas de socorro.

Apesar dos milhares de milhões de dólares de ajuda internacional que recebeu desde a queda do regime dos talibãs em 2001, o Afeganistão, marcado por quatro décadas de conflito, continua a ser um dos países mais pobres do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório