Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Marinha acompanhou passagem de navio russo por Portugal durante 100 horas

O navio científico esteve "em trânsito pela Zona Económica Exclusiva da Madeira e de Portugal continental".

Notícias ao Minuto

20:14 - 22/05/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa acompanhou, durante 100 horas, um navio russo que transitou pela Zona Económica Exclusiva da Madeira e de Portugal continental.

"O navio científico entrou no limite sudoeste das águas sobre jurisdição nacional na manhã de 19 de maio, tendo efetuado todo o seu trânsito até ao limite norte, ao largo de Caminha, no dia 22 de maio", lê-se em comunicado da Marinha.

O acompanhamento deste navio científico foi feito com recurso ao NRP Zaire e ao NRP Viana do Castelo e através do Centro de Operações Marítimas, que "monitorizou e acompanhou" a embarcação russa.

Na nota informativa, explica-se que estes navios são utilizados para "recolha e aquisição de dados sobre recursos existentes nas águas e no leito marinho".

Servem, também, em alguns casos, "para identificar e mapear zonas de passagem de cabos submarinos".

"A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, na proteção dos interesses de Portugal e, simultaneamente, contribui para assegurar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança", conclui-se no comunicado.

Leia Também: Marinha monitorizou navio russo que passou junto a Caminha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório