Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Resultados na Andaluzia indicam que "mudança é já irreversível"

O secretário da organização do Podemos considerou hoje que os resultados das eleições na Andaluzia, nas quais poderá obter entre 19 e 22 deputados, significam que "a mudança" no cenário político de Espanha "é já irreversível".

Resultados na Andaluzia indicam que "mudança é já irreversível"
Notícias ao Minuto

21:02 - 22/03/15 por Lusa

Mundo Podemos

Numa primeira reação aos resultados parciais (às 21:00 [20:00 em Lisboa] estavam escrutinados cerca de 12% dos votos), Sergio Pascual acrescentou que o resultado do Podemos na Andaluzia "é um primeiro passo fundamental num ano político que é decisivo para o futuro do país".

Até ao final do ano, haverá eleições municipais em maio e o resto das autonómicas, à exceção das autonómicas na Catalunha, que são em setembro. As eleições gerais serão no final do ano, mas ainda não têm data marcada.

Os primeiros resultados escrutinados indicam que o PSOE ganhou as eleições na Andaluzia, sem maioria absoluta, com o Podemos a entrar no parlamento andaluz com 19 a 22 deputados.

O crescimento dos partidos emergentes como o Podemos ou o Ciudadanos fez-se sobretudo à custa do PP, que terá ficado entre 32 e 35 deputados (contra os 50 de 2012).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório