Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Identificação dos dois primeiros corpos não será difícil, diz polícia

A identificação dos dois primeiros corpos de passageiros do voo QZ8501, encontrados no mar de Java e que chegaram esta tarde (manhã em Portugal) ao Hospital Bhayangkara, em Surabaia, "não será muito difícil", segundo a polícia local.

Identificação dos dois primeiros corpos não será difícil, diz polícia
Notícias ao Minuto

12:21 - 31/12/14 por Lusa

Mundo AirAsia

Em resposta à agência Lusa, o responsável pelos serviços de saúde da polícia de Java Oriental escusou-se, no entanto, a apontar se a identificação dos corpos poderá acontecer ainda hoje.

Em conferência de imprensa ao final da tarde junto ao Hospital Bhayangkara, na indonésia, o responsável pelo processo da identificação das vítimas do desastre com o avião da AirAsia que se despenhou no domingo fez saber que os corpos são de "uma mulher e de um rapaz".

"Começámos agora a verificação. O processo de identificação não depende de quão rápido é, mas da exatidão da identificação", esclareceu.

Desde terça-feira à tarde e durante o dia de hoje, dezenas de familiares das vítimas forneceram o seu ADN no Aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia, algo que poderá ajudar a identificar as vítimas com exatidão.

Os dois corpos foram transportados do aeroporto de Pangkalan Bun, na ilha do Bornéu, para Surabaia, sendo depois levados de ambulância para o hospital da polícia.

Na conferência de imprensa, Siregar, piloto-comandante da AirAsia, respondeu aos jornalistas que hoje não deverão chegar mais corpos de vítimas do voo QZ8501 ao hospital da polícia de Surabaia.

O piloto-comandante lembrou que a retirada de mais corpos do mar depende da rapidez da equipa de buscas e de resgate que está no terreno e também "das condições do mar".

Esta manhã, o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, citado pela imprensa local, confirmou que foram encontrados sete corpos no mar, quatro homens e três mulheres, incluindo uma assistente de bordo.

A retirada de corpos da água e das caixas negras do avião tem sido prejudicada por condições atmosféricas adversas.

O copiloto do aparelho Hercules C130 da Força Aérea indonésia, o tenente Tri Wobowo, indicou que também avistaram destroços do aparelho a flutuar junto à costa do Bronéu, no Mar de Java.

"Há entre sete e oito cadáveres, dos quais três estavam de mãos dadas", disse o piloto, citado pelo portal indonésio Kompas.

Um barco que participa nas operações de busca localizou na terça-feira, graças ao equipamento de sonar, o ponto exato onde se encontra a aeronave, a cerca de três quilómetros onde foram avistados os primeiros destroços do aparelho que descolou da cidade indonésia de Surabaia com destino a Singapura, com 162 pessoas a bordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório