Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Kyiv reivindica ataque contra refinaria russa a 1.200 quilómetros

A Ucrânia atingiu hoje com um 'drone' uma refinaria russa na república de Bashkortostan, a uma distância de quase 1.200 quilómetros da sua fronteira.

Kyiv reivindica ataque contra refinaria russa a 1.200 quilómetros
Notícias ao Minuto

14:41 - 09/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Um 'drone' de longo alcance 'visitou' a república de Bashkortostan, onde atingiu a refinaria Neftekhim Salavat (da empresa russa) Gazprom", localizada na cidade de Salavat, disse uma fonte do setor de Defesa da Ucrânia.

De acordo com esta fonte, o 'drone' bateu um recorde ao voar uma distância de 1.500 quilómetros para atingir esta refinaria, uma das maiores da Rússia.

Na rede social Telegram, o governador da república de Bashkortostan, Radi Khabirov, confirmou que um ataque de 'drones' atingiu a zona industrial de Salavat provocando danos em parte da refinaria, mas garantiu que esta continua a operar normalmente.

"Foi uma tentativa de estragar a nossa celebração", escreveu Bashokortostan, referindo-se às comemorações na Rússia do Dia da Vitória contra a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

O Ministério de Situações de Emergência local explicou que o incidente não causou vítimas nem provocou qualquer incêndio, e que cerca de 30 socorristas intervieram no local.

A Ucrânia, que luta contra a invasão russa há mais de dois anos, intensificou os seus ataques contra instalações militares e energéticas russas desde o início do ano, por vezes muito longe da sua fronteira.

Washington já exigiu o fim destes ataques de Kiev contra instalações energéticas na Rússia.

Desde o início da sua invasão em fevereiro de 2022, a Rússia tem atacado sistematicamente locais civis na Ucrânia, começando pelas infraestruturas energéticas.

Leia Também: EUA assinalam Dia da Europa destacando parceria e apoio à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório