Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Navalnaya acusa Vladimir Putin de ser "mentiroso, ladrão e assassino"

A opositora exilada Yulia Navalnaya classificou hoje o Presidente russo como um "mentiroso, ladrão e assassino", minutos antes do início no Kremlin da cerimónia de posse de Vladimir Putin para o seu quinto mandato presidencial.

Navalnaya acusa Vladimir Putin de ser "mentiroso, ladrão e assassino"
Notícias ao Minuto

10:38 - 07/05/24 por Lusa

Mundo Rússia

"O nosso país é liderado por um mentiroso, um ladrão, um assassino, mas isto acabará inevitavelmente", disse Navalnaya num vídeo publicado nas redes sociais.

"Com ele no comando, o nosso país não terá paz, nem desenvolvimento e nem liberdade", acrescentou a viúva do opositor Alexei Navalvy, referindo-se ao ataque em grande escala lançado pelo exército russo contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

"Esta guerra é sangrenta, sem sentido e ninguém a quer, exceto Putin", afirmou Nalvanya.

"As suas promessas não são apenas vazias de sentido, são enganosas. Isso já dura 25 anos. Desta vez será a mesma coisa", afirmou a opositora russa no vídeo de aproximadamente seis minutos.

"A cada um dos seus mandatos, a situação só piora e é assustador imaginar o que acontecerá enquanto Putin estiver no poder", disse Navalnaya, citando em particular as "várias centenas de presos políticos na Rússia que enfrentam condições desumanas".

"Devemos garantir que ninguém no mundo acredite em Putin, nem na Rússia e nem fora das suas fronteiras", disse a opositora.

Em 16 de fevereiro de 2024, o seu marido, Alexei Navalny, o principal opositor de Vladimir Putin, morreu numa prisão no Ártico em circunstâncias pouco claras.

Yulia Navalnaya, os seus apoiantes e também líderes estrangeiros acusaram o presidente russo de ter assassinado o opositor, que cumpria uma longa pena de prisão por extremismo. O Kremlin rejeitou essas acusações.

Leia Também: Viúva de Navalny recebe prémio anual pela liberdade de expressão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório