Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Navio mercante relata duas explosões ao largo do Iémen

Um navio mercante que passava pelo Golfo de Áden, na costa do Iémen, relatou duas explosões que aconteceram muito próximas da embarcação, declarou hoje a agência britânica de segurança marítima (UKMTO).

Navio mercante relata duas explosões ao largo do Iémen
Notícias ao Minuto

09:52 - 07/05/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O "navio e toda a tripulação estão seguros", afirmou a UKMTO, acrescentando que as "autoridades estão a investigar" as explosões ocorridas ao sul da cidade iemenita de Áden.

A agência britânica, administrada pela marinha do Reino Unido, não forneceu detalhes sobre o navio ou a natureza do ataque.

Desde novembro, os rebeldes Huthis do Iémen lançaram dezenas de ataques com 'drones' e mísseis contra navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, perturbando o comércio marítimo global nesta área estratégica.

Aliados do Irão, os Huthis dizem que estão a agir em solidariedade com os palestinianos, no contexto da guerra iniciada em outubro por Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Na sexta-feira, os rebeldes ameaçaram expandir as suas operações para atingir navios no Mediterrâneo que tenham como destino Israel.

Confrontados com os ataques Huthis, os Estados Unidos, que apoiam Israel, criaram uma força multinacional em dezembro para proteger a navegação no Mar Vermelho e lançaram ataques contra os rebeldes no Iémen em janeiro, com a ajuda do Reino Unido.

Mas estes ataques não dissuadiram os Huthis, que controlam grandes áreas do Iémen, que agora têm como alvo navios ligados a Israel, assim como navios norte-americanos e britânicos.

Na segunda-feira, as forças militares dos Estados Unidos abateram um 'drone' lançado pelos Huthis sobre o Mar Vermelho, disse o Comando Militar dos Estados Unidos para o Médio Oriente num comunicado.

O 'drone' "representava uma ameaça iminente às forças da coligação dos EUA e aos navios mercantes na região", acrescentou o Comando norte-americano.

Leia Também: Iémen. Quase 200 ONG pedem 2,1 mil milhões para ajudar país em guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório