Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Líderes dos países bálticos qualificam anúncio russo de "táticas de medo"

As chefes de Governo dos três países bálticos qualificaram de "táticas de medo" do Kremlin o anúncio emitido hoje por Moscovo sobre manobras com armas nucleares táticas para efetuar simulacros de exercícios.

Líderes dos países bálticos qualificam anúncio russo de "táticas de medo"
Notícias ao Minuto

20:00 - 06/05/24 por Lusa

Mundo Rússia

A primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, afirmou em conferência de imprensa após receber em Riga o chanceler alemão Olaf Scholz, acompanhada pelas homólogas da Letónia e Lituânia, que as declarações do Presidente russo Vladimir Putin não constituem nada de novo e "foram feitas para fazer questionar as decisões" de apoiar a Ucrânia.

A primeira-ministra da Letónia, Evika Silina, afirmou que as ameaças do Kremlin são dirigidas aos países que planeiam assistir em junho na Suíça à conferência de paz sobre a Ucrânia.

Por sua vez, Scholz recordou que a Alemanha e aliados referiram por diversas ocasiões que as ameaças nucleares são inaceitáveis.

A chefe do governo lituano, Ingrida Simonyte, defendeu por sua vez o "pleno apoio à Ucrânia, custe o que custar a vitória".

As líderes bálticas também abordaram a melhor forma de financiamento as indústrias nacionais de armamento, incluindo através do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do setor privado.

Scholz também assinalou a utilização plena do Fundo de Assistência à Ucrânia, avaliado em cinco mil milhões de euros para 2024, e o consenso, segundo disse, para que 90% dos juros dos ativos russos congelados em território da União Europeia sejam utilizados para financiar a ajuda militar à Ucrânia.

Leia Também: "Destruir a Rússia"? "Os nossos adversários não foram bem sucedidos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório