Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Militares alemães suspendem plataforma de reuniões após falhas de segurança

As forças armadas alemãs suspenderam o uso da plataforma online Webex, depois de uma falha de segurança ter feito com que os dados de mais de seis mil reuniões de videoconferência das forças armadas alemãs permanecessem visíveis na Internet.

Militares alemães suspendem plataforma de reuniões após falhas de segurança
Notícias ao Minuto

13:39 - 04/05/24 por Lusa

Mundo Alemanha

Segundo o jornal Zeit Online, os peritos não conseguiram, durante dias, apagar as reuniões de videoconferência realizadas no passado, algumas das quais classificadas por tratarem de assuntos como os mísseis Taurus e Meteor ou discussões sobre o tema do "campo de batalha digital".

Os dados visíveis relativos a estas videoconferências incluíam a data, a hora e a duração, o promotor e o tema.

Além disso, as ligações às salas de reunião pessoais dos 248.000 membros das forças armadas alemãs estavam organizadas de acordo com um esquema identificável e também não estavam protegidas por palavra-passe.

Assim, por exemplo, o "Zeit Online" conseguiu encontrar, entre outras, a sala de reuniões digital de Ingo Gerhartz, responsável pela Força Aérea.

Gerhatz foi um dos participantes na conversa virtual entre quatro oficiais alemães sobre o sistema de mísseis Taurus, divulgada pelos meios de comunicação social russos, que o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, disse na altura poder ter sido registada devido a um "erro individual" de um participante que se tinha ligado a partir de outro país sem as precauções necessárias.

As forças armadas alemãs realizam, de acordo com os seus dados, 45 mil reuniões online por mês.

O Gabinete Federal de Segurança da Informação (BSI) aprovou o Webex em geral para ser utilizado pelas autoridades em 2019.

Segundo o Zeit Online, os gabinetes do chanceler Olaf Scholz e os ministérios das Finanças, da Investigação e da Economia foram afetados por esta falha de segurança.

Leia Também: Incêndio em fábrica alemã que enviava armas para a Ucrânia. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório