Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Juíza determina que EUA devem dar abrigo e saúde a crianças migrantes

Os EUA devem providenciar abrigo e saúde a todas as crianças migrantes que entram ilegalmente no território, determinou hoje uma juíza federal, num pedido que procura proteger os menores que entram no país com as suas famílias.

Juíza determina que EUA devem dar abrigo e saúde a crianças migrantes
Notícias ao Minuto

23:48 - 04/04/24 por Lusa

Mundo EUA

A decisão proferida pela juíza Dolly M. Gee, do Tribunal Distrital Central da Califórnia, apoiou em grande parte os advogados que defendem o denominado 'acordo Flores', que desde há décadas obriga o Departamento de Segurança Interna a fornecer proteção aos menores que atravessam a fronteira sozinhos, mas exclui os que viajam acompanhados.

A magistrada determinou que todas as crianças migrantes têm direitos, mesmo que estejam à espera de ser registadas pelos agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

A decisão responde a um litígio iniciado em 2018 em resposta às exigências da ordem executiva assinada pelo ex-presidente Donald Trump, que modificava o 'acordo Flores'.

O acordo, assinado em 1997 após vários anos de debates, estabelecia que as autoridades federais não podem manter menores em centros de detenção durante mais de 20 dias e devem garantir-lhes o bem-estar.

Face à chegada massiva de famílias migrantes, os advogados que defendem o 'acordo Flores' procuraram garantir a segurança de todas as crianças que tenham cruzado a fronteira.

A administração de Joe Biden prosseguiu a batalha legal, argumentando que não podia proteger aqueles que ainda não se encontrassem sob custódia dos EUA, pelo que não tinha obrigação de lhes prestar serviços.

Porém, a juíza determinou que "os menores, ao contrário dos adultos, estão sempre sob algum tipo de custódia".

Leia Também: EUA anunciam 20 mil milhões de dólares para projetos de energia limpa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório