Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Londres saiu à rua pelos direitos da comunidade LGBTQ+. Eis as imagens

Mais de 600 grupos marcaram presença naquele que foi um desfile especialmente dedicado aos membros transgénero e não-binários da comunidade.

Notícias ao Minuto

17:43 - 01/07/23 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTQ+

Sob o mote ‘Never March Alone’ [Nunca Marches Sozinho, em tradução livre], o 51.º desfile pelos diretos da comunidade LGBTQ+ trouxe milhares de pessoas às ruas da capital britânica, este sábado.

A marcha do orgulho LGBTQ+ arrancou pelo meio-dia, a partir do Hyde Park, passando por Piccadilly Circus, Haymarket, Pall Mall, e Trafalgar Square, para terminar em Whitehall Place.

Mais de 600 grupos marcaram presença naquele que foi um desfile especialmente dedicado aos membros transgénero e não-binários da comunidade, 51 anos depois do primeiro desfile em Londres, no ano de 1972.

A marcha foi momentaneamente interrompida por um protesto do grupo de ativismo climático Just Stop Oil, que denunciavam os patrocinadores “poluidores” do desfile. Na verdade, imagens publicadas pela organização mostram os manifestantes a bloquear a passagem de um camião da Coca-Cola, ao mesmo tempo que pintam o asfalto de preto e vermelho.

De acordo com as autoridades, o incidente terá ocorrido pelas 13h30, fazendo com que a marcha fosse interrompida durante cerca de 16 minutos. Sete membros do grupo foram detidos, segundo a PA Media.

O grupo, que tinha avisado anteriormente que causaria distúrbios caso a organização da marcha não banisse patrocinadores “muito poluidores”, adiantou, em comunicado, que “estas parcerias causam embaraço à comunidade LGBTQ+, num momento em que grande parte do mundo está a rejeitar os laços com estas indústrias tóxicas”.

“O ‘Pride’ nasceu do protesto. O facto de que as indústrias altamente poluidoras e os bancos que as financiam agora encaram o ‘Pride’ como um veículo útil para sanear as suas reputações mostra o quão longe chegámos como comunidade, agitando bandeiras de arco-íris numa mão enquanto aceleramos o colapso social com a outra”, denunciou.

A manifestação ocorreu depois de o autarca de Londres, Sadiq Khan, ter considerado que o Just Stop Oil é “um grupo muito importante”.

“Sou a favor de protestos legais, seguros e pacíficos. Acho que o Extinction Rebellion e o Just Stop Oil são grupos de pressão realmente importantes, que tentam exercer poder sobre aqueles que têm poder e influência”, disse, antes do desfile.

Percorra a galeria acima.

Leia Também: Londres. Ativistas detidos em protesto contra patrocinadores do 'Pride'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório