Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Governo britânico esperançado na restauração do da Irlanda do Norte  

O ministro da Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris, manifestou hoje esperança que o governo regional possa ser restaurado, após uma vitória inédita do partido republicano Sinn Féin nas eleições autárquicas. 

Governo britânico esperançado na restauração do da Irlanda do Norte  
Notícias ao Minuto

11:24 - 21/05/23 por Lusa

Mundo Chris Heaton-Harris

"Um governo local estável e responsável é a melhor forma de resolver os problemas", sublinhou, num comunicado, manifestando "esperança em ver a assembleia e o executivo voltarem a trabalhar, tal como previsto no Acordo [de paz] de Sexta-Feira Santa".

Heaton-Harris acrescentou estar disponível para facilitar o restabelecimento do executivo, que está sem funcionar desde fevereiro de 2022.

O Sinn Féin, que é a favor da reunificação com a vizinha República da Irlanda, ficou pela primeira vez à frente do ultra-conservador Partido Democrata Unionista (DUP), defensor da permanência no Reino Unido.

De acordo com a BBC, após o fim da contagem dos boletins no sábado à noite, o Sinn Féin obteve 143 dos 462 lugares em contenda, mais 39 do que em 2019, enquanto o DUP manteve 122 assentos em 11 municípios que foram a votos na quinta-feira.  

O Partido Aliança confirmou o estatuto de terceiro maior partido da região britânica, ao ocupar 67 lugares, mais 14 do que há quatro anos atrás, ultrapassando o Partido Unionista do Ulster (UUP), que perdeu 21 para se ficar pelos 54 autarcas eleitos. 

Estes resultados consolidam a posição do Sinn Féin como a maior força política da Irlanda do Norte, repetindo a o triunfo inédito nas eleições regionais do ano passado. 

A vice-presidente do Sinn Féin, Michelle O'Neil, reiterou que este é um "sinal claro" dos eleitores sobre o desejo de acabar com o impasse na formação do governo e assembleia regionais devido ao boicote dos unionistas. 

"Está na altura de fazer com que a política funcione para todas as pessoas e comunidades e de construir um futuro melhor para todos", afirmou, através da rede social Twitter.

O DUP impôs o boicote para pressionar Londres e Bruxelas a renegociar os termos do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia que mantêm o território alinhado com as regras da UE para evitar uma fronteira física com a Irlanda.

Leia Também: Irlanda do Norte. Sinn Féin à frente no arranque das eleições locais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório