Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Irlanda do Norte. Sinn Féin à frente no arranque das eleições locais

A vice-presidente do Sinn Féin considerou hoje que a vantagem do partido nos resultados preliminares das eleições autárquicas de quinta-feira na Irlanda do Norte é sinal de que a população quer a assembleia e governo regionais a funcionar. 

Irlanda do Norte. Sinn Féin à frente no arranque das eleições locais
Notícias ao Minuto

16:41 - 19/05/23 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

Dos 462 lugares em 11 municípios em disputa, até agora 43 foram ocupados pelo Sinn Féin, 24 pelo Partido Democrata Unonista (DUP na sigla inglesa), 10 pelo partido Aliança e os restantes por outros partidos ou independentes. 

"Os resultados de hoje mostram claramente que as pessoas de todo o Norte aproveitaram a oportunidade para enviar um sinal claro de que é altura de pôr a Assembleia a funcionar", escreveu Michelle O'Neill na rede social Twitter.

O líder do DUP, Jeffrey Donaldson, por seu lado, reivindicou que "até ao momento, todos os nossos candidatos obtiveram votos expressivos nesta contagem" e que o partido "está a ter bons resultados".

A contagem dos boletins, que começou hoje, deverá prolongar-se pelo menos até sábado devido ao tempo necessário para apurar os resultados de acordo com o sistema de voto único transferível.

Neste sistema, os eleitores classificam os candidatos por ordem de preferência, os quais são eleitos quando atingem a quota definida para a respetiva circunscrição. 

Os candidatos com menos votos vão sendo eliminados, passando as segundas preferências nos respetivos boletins para outros candidatos.

Além de decidir a composição de cada município, esta eleição deverá dar uma indicação sobre o que os norte-irlandeses pensam sobre a política regional, atualmente num impasse devido ao boicote do DUP à formação do governo e assembleia de Stormont. 

O partido, defensor da permanência no Reino Unido, terminou as eleições de maio de 2022 em segundo lugar, atrás do Sinn Féin, republicano e favorável à unificação do território com a República da Irlanda, pela primeira vez na história da região. 

O DUP opõe-se estatuto comercial da Irlanda do Norte no pós-Brexit, que mantém a província britânica alinhado com as regras da União Europeia (UE) para evitar uma fronteira física com a vizinha Irlanda. 

Leia Também: Irlanda do Norte. Mais 2 detidos por ataque armado contra polícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório