Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"É evidente que China está tentar vender mensagem de paz para inglês ver"

José Milhazes considerou que Pequim, tem vários interesses relacionados com Moscovo. Para o comentador, a Rússia está a "tornar-se numa colónia chinesa" e a China precisará de um "aliado forte" em futuros confrontos - tanto com os Estados Unidos, como com a União Europeia.

"É evidente que China está tentar vender mensagem de paz para inglês ver"
Notícias ao Minuto

09:54 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

País Guerra na Ucrânia

O historiador José Milhazes fez um balanço, na terça-feira, sobre a visita de três dias do presidente da China, Xi Jinping, à Rússia, que terminou hoje. "Ficou mais do que evidente que a China anda a tentar vender a mensagem da paz para inglês ver", começou por considerar o jornalista durante o programa 'Guerra Fria', emitido pela SIC Notícias.

"Claro que a China não está interessada que a Rússia perca esta guerra e saia humilhada. Por um lado está interessada porque a Rússia está a tornar-se numa colónia chinesa. Por outro lado, não está, porque precisa de um aliado forte no confronto que vai ter com os Estados Unidos e a União Europeia", referiu, quando questionado sobre os interesses de Pequim.

Milhazes também que a China precisa dos mercados ocidentais. "Vamos ver é se esses mercados e países ocidentais vão ter capacidade e desejo de enfrentar este tipo de aliança em termos económicos", afirmou.

O comentador apontou, no entanto, que não se devem desvalorizar os acordos assinados entre os dois líderes. "Os acordos assinados são, sem dúvida, extremamente bons para a China, que vai ter combustíveis e outras matérias primas a preços muito baixos - de saldos. A China vai ter na Rússia um mercado para onde vai exportar, nomeadamente, para setores cujas empresas empresas ocidentais saíram da Rússia. A indústria automóvel ocidental que estava na Rússia está a ser substituída pela chinesa", explicou.

Para além das questões relacionadas com as sanções, o historiador notou mesmo que Pequim "continua com uma posição dúbia". "Putin não podia dizer a Xi: 'O vosso plano de paz é uma treta', mas disse: 'Estamos de acordo com alguns pontos'", resumiu. "O que aconteceu em Moscovo não irá contribuir para que o conflito possa ser resolvido nos próximos meses", rematou.

O especialista teve ainda algumas plaavras a dizer sobre a visita surpresa do presidente russo a Mariupol, que se realizou no fim de semana. Milhazes considerou que a "propaganda russa é de um amadorismo em que já não se preocupam com nada". Notando que Vladimir Putin faz visitas e não é recebido por multidões, apontou ainda que durante uma emissão de imagens desta visita, é possível ouvir uma mulher, a alguns metros de Putin, a dizer que "isto é tudo encenado". "Este vídeo foi publicado na página oficial do Kremlin, e depois retiraram-no", explicou.

Leia Também: Xi abordou com Putin plano de paz que defende "respeito pela soberania"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório