Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Áustria na NATO? "Situação para nós parece ser um pouco diferente"

Posição do ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, surge numa altura em que a Suécia e a Finlândia pediram para aderir à NATO.

Áustria na NATO? "Situação para nós parece ser um pouco diferente"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Alexander Schallenberg, reiterou, esta quarta-feira, que o país irá manter o seu estatuto neutro. A posição do ministro surgiu numa altura em que a Suécia e a Finlândia reformulam a sua política externa e abandonam a neutralidade para aderir à aliança transatlântica NATO.

“A situação para nós parece ser um pouco diferente”, afirmou Schallenberg, em entrevista à rádio alemã Deutschlandfunk. Em causa, apontou, está um “esmagador” apoio público à neutralidade austríaco.

Contudo, o governante frisa que o país irá continuar a fornecer apoio humanitário à Ucrânia na sequência da invasão russa, em vez de armamento. “Estamos a ajudar em grande escala, mas não com munições de guerra e penso que a ajuda à Ucrânia não pode ser reduzida apenas a munições de guerra”, justificou. 

Já ontem, Schallenberg afirmou, antes de uma reunião da União Europeia em Bruxelas, que a "Áustria permancerá neutra", mas considerou que a "estratégia de Vladimir Putin, com a adesão da Finlândia e da Suécia na NATO, escorregou pelas suas maus". 

Esta quarta-feira, os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento "histórico".

Assinala-se, esta quarta-feira, o 84.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo os mais recentes dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito superior, 3.752 civis morreram e outros 4.062 ficaram feridos desde o início da invasão.

Leia Também: AO MINUTO: Civis detidos em antiga colónia penal; NATO já recebeu pedidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório