Ucranianos usam minas para destruir uma ponte em Severodonetsk
O vídeo reporta acontecimentos do sudeste da Ucrânia, onde ainda estão a acontecer inúmeros combates.
Beatriz Cavaca | 21:53 - 18/05/2022© Getty Images
Ao Minuto
Mundo
Guerra na Ucrânia
Ao 84.º dia da invasão russa da Ucrânia, as atenções estão voltadas para os militares ucranianos que durante semanas resistiram às tropas russas no complexo siderúrgico de Azovstal - o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol. Os militares chegaram, na terça-feira, a uma antiga colónia penal na cidade de Olenivka, controlada pela Rússia, e a Amnistia Internacional já manifestou “sérias preocupações” com o seu destino.
Segundo os mais recentes dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito superior, 3.752 civis morreram e outros 4.062 ficaram feridos desde o início da invasão.
Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã desta quinta-feira.
A plataforma chama-se UNITED24 e foi criada pelo estado para recolher doações ao país.
Os fundos serão transferidos para as contas oficiais do Banco Nacional da Ucrânia (NBU) e alocados pelos ministérios designados para cobrir as necessidades mais urgentes, diz o site da plataforma.
Segundo anunciado, na noite desta quarta-feira, pelo o presidente ucraniano: "O estado precisa desta plataforma agora, porque permite angariar fundos para apoiar a Ucrânia. Qualquer pessoa no mundo – num clique – pode contribuir para nossa vitória”.
O primeiro evento de apoio ao UNITED24 acontecerá no dia 8 de junho e será um leilão noturno de caridade em Londres.
No seu discurso esta quarta-feira à noite, Volodymyr Zelensky salientou que Rússia está alegadamente a usar uma nova geração de armas a laser para queimar drones, algo que para o governante é sinal do seu "fracasso completo" na guerra.
"Hoje, um dos representantes do estado russo disse que os ocupantes supostamente começaram a usar sistemas de armas a laser na Ucrânia. Alegadamente para evitar mísseis", destacou Zelensky.
Acrescentou também que "mais de dois mil mísseis disparados pelo exército russo na Ucrânia eram a parte principal de seu 'stock' de mísseis, ou seja, restam apenas os restos". Além disso, o exército russo utiliza "recrutas inexperientes, que lança na batalha como 'buchas' de canhão" ou "bombas de fósforo proibidas, que usam para queimar escolas e casas".
Por fim, explicou que "na propaganda da Alemanha nazi havia o termo “wunderwaffe”. Maravilhosa arma. Quanto mais claro ficasse que não tinham hipótese na guerra, mais propaganda havia sobre a arma maravilhosa, que seria tão poderosa que iria oferecer um ponto de viragem".
"E vemos que no terceiro mês de uma guerra em grande escala, a Rússia tenta encontrar seu 'wunderwaffe'. Supostamente a laser. Tudo isso indica claramente o fracasso completo da invasão", remata.
Ver esta publicação no Instagram
O vice-primeiro-ministro russo, Marat Jusnulin, convocou hoje a cidade ucraniana de Melitopol, localizada na região administrativa de Zaporijia, no sul do país, a juntar-se à "família russa", durante uma visita a zonas controladas pela Rússia.
Os presidentes das comissões parlamentares dos Negócios Estrangeiros dos países bálticos pediram hoje uma ação rápida e decisiva contra a Rússia para conter os seus desejos expansionistas e impedir que as suas campanhas de desinformação triunfem.
O secretário de estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou esta quarta-feira que os EUA estão a preparar duas novas ajudas de emergência à Ucrânia.
“Dada a urgência da crise, anunciamos mais 215 milhões de dólares (205 milhões de euros) em assistência alimentar emergencial, e faremos muito mais” anunciou Blinken nas Nações Unidas durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar global.
O governante disse ainda que os EUA se comprometeriam a doar 477 milhões de euros para aumentar a produção americana de fertilizantes. Isto acontece porque há uma necessidade crescente de fertilizantes em países que tradicionalmente os obtêm da Rússia, que é o maior exportador mundial de fertilizantes.
Blinken pediu também a outros países que têm fertilizantes e grãos e que também estão a passar pela escassez global por causa da Guerra da Ucrânia, que ajudem rapidamente nesta crise alimentar crescente.
“O custo de fazer negócios para organizações vitais como o Programa Mundial de Alimentos, a Organização para Agricultura e Alimentação, UNICEF entre outros, está a subir. Temos de ajudá-los a continuar a fazer os seus negócios”, disse o secretário de estado.
O ministro dos negócios estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, descreveu ao jornal holandês NRC a lista de exigências necessária para que a Ucrânia considere que ganhou esta guerra. A lista inclui: a libertação de territórios ocupados pela Rússia incluindo o Donbass e a Crimeia, o pagamento de reparações de guerra pela Rússia, julgamentos por crimes de guerra russos bem como crimes contra a humanidade e integração europeia para a Ucrânia.
As forças russas atingiram com um ataque aéreo um prédio residencial em Bakhmut, Donetsk. O ataque matou até agora 5 pessoas entre elas uma criança de dois anos, segundo a procuradoria regional.
⚡️Death toll in Russia’s airstrike on Bakhmut grows to 5 people.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) May 18, 2022
Russians dropped a bomb on an apartment building in Bakhmut, Donetsk Oblast, on May 17. Among the victims was a two-year-old child, the regional prosecutor’s office said.
📷Donetsk Oblast Prosecutor's Office pic.twitter.com/5tYsJhanme
Pelo menos dez civis, incluindo duas crianças, foram mortos esta quarta-feira por forças russas no leste da região de Donetsk, segundo Pavlo Kirilenko, governador da região, citado pela agência Reuters.
Segundo o responsável, também sete pessoas ficaram feridas.
Num vídeo partilhado pelo jornal inglês The Guardian pode ver-se imagens de vários militares ucranianos a destruir uma ponte, utilizando apenas minas encadeadas.
Veja aqui o vídeo:
Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lembrou que Washington está a dialogar com Ancara, que ameaçou bloquear a adesão dos países nórdicos à Aliança Atlântica.
"Estamos muito otimistas sobre o desfecho", adiantou.
O comentador da SIC, José Milhazes, confirmou na Edição da Noite da SIC Notícias que Embaixadora de Portugal na Rússia, Madalena Fischer, vai comparecer no ministério dos negócios estrangeiros russo amanhã.
Segundo o comentador, esta visita serve para ser comunicado à embaixadora quantos funcionários da embaixada serão expulsos.
A visita da embaixadora portuguesa ao MNE russo acontece na sequência das visitas semelhantes feitas pelos embaixadores de Itália, Espanha e França que resultaram na expulsão de 85 diplomatas destes países.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, considerou hoje "inaceitável" o encerramento delegação de Moscovo da radiotelevisão canadiana CBC e o cancelamento de acreditações e vistos dos seus jornalistas, em retaliação à proibição de canais do grupo russo RT no Canadá.
Um porta-voz da Google anunciou, esta quarta-feira, que a filial da Rússia vai declarar falência. Esta decisão surge depois de as autoridades russas terem confiscado as contas bancárias da gigante tecnológica, segundo avança a Reuters.
A Rússia anunciou esta quarta-feira que vai reconstruir as infraestruturas destruídas nas zonas agora ocupadas por Moscovo, avança a agência estatal russa RIA.
Segundo a Nexta, o vice-primeiro-ministro russo, Khusnullin, disse que o rublo será introduzido em todos os territórios ocupados e declarou também que a partir de agora, a central nuclear de Zaporizhzhia funcionará para a Rússia e fornecerá energia à Ucrânia apenas mediante o pagamento de uma taxa.
A retirada dos soldados que defendiam o complexo de Azovstal em Mariupol continua. No entanto, as negociações em andamento sobre a libertação dos soldados são "muito difíceis", segundo confessou esta quarta-feira o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak à Rádio NV da Ucrânia, citada pela BBC.
O primeiro-ministro salientou hoje a importância da unidade da NATO para a defesa coletiva das democracias europeias e da presença militar portuguesa na Roménia, sustentando que a defesa e a segurança de Portugal começa no território romeno.
O Presidente da Croácia, Zoran Milanovic, quer que o país siga o exemplo da Turquia e tente impedir que a Finlândia e a Suécia adiram à NATO , avançou hoje a agência Associated Press.
Veja aqui o vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa, esta quarta-feira, na rede social Telegram onde mostra os soldados ucranianos que estavam na fábrica de Azovstal.
Uma solução concentrada de sulfureto de hidrogénio poderá estar agora no Mar de Azov, como resultado dos bombardeamentos russos à fábrica de Azovstal em Mariupol, região de Donetsk.
Os Estados Unidos trabalharão em conjunto com a Finlândia e a Suécia em caso de “ameaça de agressão” enquanto a adesão dos dois países à NATO está a ser considerada, disse esta quarta-feira Joe Biden. Acrescentou ainda, que “apoia fortemente” as candidaturas à aliança de ambos os países e disse que sua adesão “beneficiará” todos os países membros.
"Enquanto os seus pedidos de adesão à NATO estão a ser considerados, os Estados Unidos trabalharão com a Finlândia e a Suécia para permanecer vigilantes contra quaisquer ameaças à nossa segurança partilhada, e para dissuadir e enfrentar a agressão ou a ameaça de agressão", afirmou o presidente em comunicado.
Acrescentou ainda que "a Finlândia e a Suécia são parceiros fiéis e de longa data dos Estados Unidos. Ao ingressar na NATO, vão fortalecer ainda mais nossa cooperação de defesa e beneficiarão toda a Aliança Transatlântica".
Biden deve receber seu colega finlandês, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, na Casa Branca esta quinta-feira.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, defendeu hoje que uma adesão da Suécia e da Finlândia à NATO "melhorará a segurança europeia", e rejeitou que possa ser um "fator de turbulência".
Deputados à assembleia da cidade de Moscovo propuseram a mudança do endereço da embaixada dos Estados Unidos para 'Praça Defensores do Donbass', numa homenagem aos soldados russos em combate na Ucrânia, noticiou hoje a agência TASS.
A informação é avançada pelo meio de comunicação britânico SkyNews.
A embaixada americana na capital ucraniana fechou em 14 de fevereiro, 10 dias antes de as tropas russas invadirem o país.
A informação foi dada no Twitter pelo próprio presidente ucraniano, que informou que foram discutidas com o novo líder dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed, a possibilidade de fornecer combustível à Ucrânia.
Had a phone conversation with @MohamedBinZayed. Congratulated on his election as President of the UAE. Discussed the possibilities of providing Ukraine with fuel, threats to global food security. Invited to take part in the post-war reconstruction of Ukraine.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 18, 2022
Segundo o meio de comunicação bielorrusso NEXTA, a Presidente Maia Sandu, exigiu a retirada das tropas russas do território ocupado na Transnistria por violarem a soberania do seu país. Estas declarações foram feitas no Parlamento Europeu.
A secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen, afirmou hoje que não espera uma recessão nos Estados Unidos, apesar da subida dos preços da energia e da guerra na Ucrânia, considerando que a Europa está "mais vulnerável".
O Partido Comunista Português (PCP) questionou, esta quarta-feira, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, sobre as notícias que dão conta de que refugiados ucranianos acolhidos no Algarve estão na iminência de ficar sem alojamento devido ao início da época turística. Os comunistas querem saber, entre outras questões, se o Governo conhece a “dimensão deste problema” e que “esforços e soluções” serão encontrados para que estes refugiados “não fiquem sem alojamento”.
A Turquia bloqueou hoje o início do processo da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, segundo o Washington Post.
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, justificou o bloqueio da Turquia à adesão dos dois países à aliança militar com a acusação de que Suécia e a Finlândia dão abrigo a pessoas ligadas a grupos que a Turquia considera terroristas - incluindo o grupo militante do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e seguidores de Fethullah Gulen.
A Amnistia Internacional (AI) apelou hoje a que os prisioneiros de guerra ucranianos que se renderam no cerco à siderúrgica de Azovstal, na cidade de Mariupol, não tenham "a mesma sorte" de militares executados por forças pró-Rússia.
A Finlândia e a Suécia vão comprar armas de fogo portáteis e armas antitanque juntas, segundo anunciado pelo Ministério da Defesa da Finlândia esta quarta-feira.
"A aquisição conjunta (...) vai melhorar a disponibilidade de equipamento de defesa crítico na Finlândia e na Suécia", afirmou a tutela finlandesa citada pela agência Reuters.
Segundo o jornal The Kyiv Independent, o presidente Volodymyr Zelensky apresentou um projeto de lei para prolongar a lei marcial na Ucrânia por 90 dias.
Relembra-se que Zelensky impôs a lei marcial a 24 de fevereiro, com a lei atual prevista para expirar no dia 24 de maio.
⚡️Zelensky proposes extending martial law in Ukraine till end of summer.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) May 18, 2022
President Volodymyr Zelensky has submitted a draft bill set to prolong martial law in Ukraine for 90 days.
Zelensky imposed martial law on Feb. 24, with the current law set to expire on May 24.
A ministra do Desenvolvimento Económico da Ucrânia, Yulia Swyrydenko, anunciou hoje que a Polónia vai fornecer ao seu país 25.000 toneladas de combustível, referindo que o Governo está a lutar para equilibrar o mercado e retomar as exportações.
"A forma de garantir a segurança nacional é um direito soberano de cada Estado, mas não deve criar ameaças à segurança de outros países", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado, citado pela agência espanhola EFE.
O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, anunciou esta quarta-feira, que irá em breve à Ucrânia, depois de se reunir por videochamada com o seu homologo ucraniano, Ruslan Stefanchuk.
“Aceitei o convite do presidente do parlamento da Ucrânia para uma deslocação a Kyiv”, referiu esta tarde no parlamento.
Várias famílias ucranianas que fugiram da guerra para o Algarve estão na iminência de ficar sem alojamento devido ao início da época turística e muitas têm de abandonar as casas já no dia 01 de junho.
O ministério dos negócios estrangeiros russo anunciou hoje que vai fechar o escritório em Moscovo da CBC, uma televisão do Canadá. Como consequência, os vistos e creditação dos jornalistas também serão anulados.
Segundo o canal britânico SkyNews esta decisão acontece depois do Canadá ter proibido a televisão estatal russa Russia Today.
"Com pesar, continuamos a notar ataques abertos à aos media russos dos países do chamado Ocidente coletivo que se dizem civilizados", disse Maria Zakharova, porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros russo, citada pela SkyNews.
"Foi tomada a decisão de tomar medidas de retaliação, sublinho retaliações, em relação às ações do Canadá: o encerramento do escritório em Moscovo da Canadian Broadcasting Corporation, incluindo a anulação das creditações e vistos dos seus jornalistas", acrescenta.
https://twitter.com/CBCAlerts/status/1526940733508296707?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1526969743873388544%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es3_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theguardian.com%2Fworld%2Flive%2F2022%2Fmay%2F18%2Frussia-ukraine-war-latest-news-first-war-crimes-trial-to-begin-in-kyiv-amid-fears-for-azovstal-soldiers-livetop-of-blog
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou esta quarta-feira o ‘Dia da Memória das Vítimas do Genocídio do povo Tártaro da Crimeia’ e comparou a situação que se viveu em 1944 aos dias de hoje e à invasão russa da Ucrânia. “Durante e após a deportação, quando o povo Tártaro da Crimeia foi forçado a viver no estrangeiro, quase metade das pessoas deslocadas morreram. Quase metade do povo! Foi um crime deliberado de tirania contra o povo e contra a humanidade enquanto tal”, considerou o chefe de Estado ucraniano, num discurso para assinalar a data.
A Ucrânia deverá receber a assistência macrofinanceira suplementar de nove mil milhões de euros da União Europeia (UE), hoje proposta, em empréstimos parcelares com prazos de vencimento longos e taxas de juro favoráveis, segundo explicou a Comissão Europeia.
🔴 The EU is presenting a historic new plan to support #Ukraine with emergency funding + investments for reconstruction.
— Valdis Dombrovskis (@VDombrovskis) May 18, 2022
It sets out the structure for organising the huge investments needed to rebuild the country, with our 🇺🇦 partners in the lead
👇🏻https://t.co/1jdPHlivsL
Depois de capturar às tropas ucranianas a fábrica siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, o próximo plano da Rússia será demolir o estabelecimento. A notícia é avançada pelo jornal ucraniano The Kyiv Independent, que cita a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.
“Depois de capturarem Azovstal, os russos pretendem demoli-la. De acordo com o meio de comunicação RIA Novosti controlado pelo Kremlin, a Rússia e os seus procuradores estão prontos a demolir a fábrica siderúrgica destruída”, escreveu o jornal na sua página na rede social Twitter.
⚡️ After capturing Azovstal, Russians seek to demolish it.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) May 18, 2022
According to the Kremlin-controlled RIA Novosti media outlet, Russia and its proxies are set to demolish the destroyed Azovstal steel mill.
The plant was the last Ukrainian stronghold of Mariupol.
A Áustria apresentou hoje um plano de emergência para diminuir rapidamente de 80% para 70% o gás que consome proveniente da Rússia e prevenir eventuais cortes. "As medidas vão reduzir fortemente a nossa dependência do gás russo", declarou aos jornalistas a ministra que tem a pasta da Energia, Leonore Gewessler.
O Presidente da República afirmou, esta quarta-feira, que António Costa vai visitar a Ucrânia até ao final desta semana. A caminho de Timor, para as comemorações dos 20 anos de independência, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a altura em que viaja até à antiga colónia portuguesa é "uma coincidência feliz" com os compromissos do chefe do Governo.
"Não deixa de ser uma coincidência feliz que, na altura em que o primeiro-ministro português vai à Roménia, à Polónia e à Ucrânia em plena guerra, sempre com uma visão de paz, que nós celebremos aqui com os irmãos timorenses aquilo que são 20 anos já - o tempo passou a correr - de paz, de liberdade, desenvolvimento económico e social", referiu o chefe de Estado.
A Altice Arena, em Lisboa, acolhe em junho o concerto solidário "Pela Ucrânia, com Amor", que conta com a participação de artistas nacionais e ucranianos, entre os quais Carolina Deslandes, Salvador Sobral e Khrystyna Soloviy. De acordo com informação disponível no 'site' oficial daquele equipamento, o espetáculo solidário "de apoio ao povo ucraniano" acontece no dia 08 de junho e conta com a participação de Carolina Deslandes, Salvador Sobral, Ana Bacalhau, Ivo Lucas, Bez Obmezhen (Without Limits) e Khrystyna Soloviy.
A Roménia aprovou hoje a denominada 'lei offshore' (alto mar), que prevê segurança jurídica e condições fiscais vantajosas para as empresas que queiram extrair gás no Mar Negro. O parlamentou aprovou esta lei, com a oposição da direita nacionalista, numa altura em que a maioria dos países da União Europeia (UE) quer reduzir a sua dependência energética da Rússia, após a invasão da Ucrânia.
O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, disse hoje que a Europa tem de assumir "maiores responsabilidades" na sua própria segurança e os Estados-membros devem aumentar as suas capacidades de defesa.
We need to spend together, more and better for a true #EUDefence.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) May 17, 2022
Today, we establish a Hub for European Defence Innovation in the @EUDefenceAgency to stimulate and support cooperation on defence innovation.
This is one of the first deliverables of the #StrategicCompass. pic.twitter.com/bED02E19jM
A Comissão Europeia admitiu hoje a imposição de um "preço máximo administrativo do gás" ao nível da União Europeia (UE) em caso de rutura total do fornecimento russo no inverno, propondo também redução da procura e compras conjuntas. "Em caso de rutura total do fornecimento de gás russo, poderão ser necessárias medidas excecionais para gerir a situação", entre as quais a introdução de um "preço máximo administrativo do gás a nível da UE", admite o executivo comunitário, numa informação hoje divulgada.
REPowerEU is our plan to reduce as rapidly as possible our reliance on Russia in energy.
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) May 18, 2022
With today’s proposals we are stepping up Europe's energy security and independence.#REPowerEU mobilises up to €300 billion. https://t.co/Evipd6AZ8i
A Assembleia da República vai realizar um debate de urgência no dia 01 de junho sobre o acolhimento de refugiados ucranianos por cidadãos russos alegadamente ligados ao regime de Putin, na sequência do caso de Setúbal, foi hoje anunciado.
O líder checheno, Ramzán Kadyrov, admitiu hoje "erros" na fase inicial da campanha militar russa na Ucrânia, mas que, de acordo com o mesmo, foram posteriormente emendados. "No começo houve erros, algumas deficiências, mas agora estamos cem por cento de acordo com o planeado e vamos libertar a Ucrânia", disse Kadyrov durante um discurso no fórum Novoe Znanie ("Novos Conhecimentos").
A primeira-ministra finlandesa, pediu hoje uma rápida ratificação do pedido de entrada na NATO, reafirmando que a adesão contribuirá para a segurança da Finlândia e de toda a região do Báltico, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. "Não estamos dispostos a tolerar esta guerra no contexto atual, queremos segurança no nosso território e em toda a Europa, e é por isso que o Parlamento votou quase unanimemente a favor da apresentação do pedido de adesão à NATO", explicou.
O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos de propriedade russa enfrentam fortes desafios na sequência da aplicação de sanções pelos países ocidentais. Uma análise feita pelo BCE revela que as exposições diretas à Rússia eram controláveis para os bancos, mas mostrou algumas exceções algumas semanas depois do ataque da Rússia à Ucrânia, de acordo com informações publicadas hoje no 'site' da instituição.
A primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, apelou, numa entrevista publicada hoje, para que não seja facultada qualquer "porta de saída" ao presidente russo, Vladimir Putin, com quem considera inútil continuar a falar. No 84.º dia da ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, a chefe do Governo estónio diz, na entrevista ao diário francês Le Figaro, acreditar que "não há escolha a não ser parar a guerra e punir os agressores e todos os responsáveis por crimes de guerra".
Vadim Shishimarin, o soldado russo de 21 anos acusado de crimes de guerra na Ucrânia, declarou-se culpado, avança a Sky News. Em causa está o homicídio de um homem de 62 anos, na região de Chupakhivka, em Sumy, a 28 de fevereiro. Perante o tribunal, o soldado terá admitido a culpa pelo assassinato do civil, à beira de uma estrada. Caso seja condenado, Shishimarin enfrenta uma pena de prisão perpétua.
O Exército ucraniano denunciou hoje que os russos bombardearam uma escola com fósforo branco, uma matéria proibida, em Avdiivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, que se incendiou e ficou completamente destruída. A denúncia foi feita pelo chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, na rede social do Telegram, segundo a agência de notícias local Ukrinform.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu hoje a compreensão e o apoio dos aliados da Turquia para as suas preocupações sobre a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO. "Não podemos dizer sim à adesão à NATO aos que impõem sanções à Turquia", disse Erdogan em Ancara, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune.
A Rússia vai pagar a dívida externa em rublos se a licença para pagar em dólares não for renovada em 26 de maio e não tenciona declarar qualquer suspensão de pagamentos, disse hoje o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov. "Não vamos declarar uma suspensão de pagamentos. Temos dinheiro", disse o ministro na conferência sobre educação 'Novos Conhecimentos', afirma a Interfax.
Os Estados Unidos mobilizaram cerca de três vezes mais apoio financeiro, humanitário e militar à Ucrânia do que a União Europeia, de acordo com dados compilados por uma organização alemã.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje uma verba de até nove mil milhões de euros de ajuda macrofinanceira de curto prazo à Ucrânia, a disponibilizar ainda este ano.
We will continue to be by Ukraine's side - throughout this war and when they start rebuilding.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 18, 2022
We are proposing new macro-financial assistance for Ukraine of up to €9 billion in 2022. pic.twitter.com/zC1dTTq49o
A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote energético de 210 mil milhões de euros até 2027 para a União Europeia (UE) ser independente da energia russa, propondo redirecionar 300 mil milhões em verbas comunitárias para o financiar.
Our proposals are addressing Europe's energy security, our defence and support to Ukraine.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 18, 2022
We must now reduce as rapidly as possible our reliance on Russia in energy.
We can.
https://t.co/SF640dlGl6
A Rússia vai expulsar 24 funcionários da embaixada de Itália em Moscovo, avançou, esta quarta-feira, a agência de notícias russa RIA, que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. Segundo a publicação, trata-se de uma medida de retaliação após Itália ter decidido expulsar 30 diplomatas russos por razões de “segurança nacional”, no mês passado.
A Rússia decidiu, esta quarta-feira, expulsar 27 funcionários da Embaixada de Espanha em Moscovo. Segundo o jornal espanhol El Mundo, os funcionários foram declarados ‘persona non grata’ e têm sete dias para abandonar o país, a partir do momento em que o embaixador espanhol, Marcos Gómez, for notificado.
A decisão surge depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, ter convocado o embaixador espanhol em Moscovo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou, esta quarta-feira, ter declarado 34 diplomatas franceses ‘persona non grata’, num golpe de retaliação face à expulsão de 35 diplomatas russos em França, e de outros seis espiões russos "sob cobertura diplomática", no mês de abril.
O primeiro-ministro salientou hoje o apoio de Portugal às candidaturas da Finlândia e Suécia à NATO, considerando que a entrada destes dois países contribuirá para consolidar o bloco europeu e reforçar a fronteira externa da Aliança Atlântica. Esta posição foi transmitida por António Costa na sua conta na rede social Twitter, depois de os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO terem entregado esta manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização.
É com otimismo e confiança que encaramos as candidaturas da #Finlândia e da #Suécia à @NATO.
— António Costa (@antoniocostapm) May 18, 2022
Um passo importante para a consolidação do bloco europeu, reforçando a coesão na resposta da Aliança e o reforço da nossa fronteira externa. Podem contar com o apoio de #Portugal.
A coligação do Governo na Alemanha vai retirar na quinta-feira os privilégios concedidos a ex-chefes de governo, em particular a Gerhard Schroder, devido aos laços que mantém com a Rússia, apesar da guerra na Ucrânia.
A Alemanha aprovou, esta quarta-feira, o pedido da Finlândia e da Suécia para aderir à aliança transatlântica NATO, confirmou o ministro da Justiça alemão, Marco Buschmann.
“Estou satisfeito por a Finlândia e a Suécia quererem juntar-se à NATO. As democracias liberais estão a aproximar-se e a NATO está a ser reforçada. No gabinete [governo federal da Alemanha], decidimos hoje aprovar os pedidos de adesão. Estamos empenhados num processo de admissão rápido”, escreveu na rede social Twitter.
Ich freue mich, dass #Finnland und #Schweden der #NATO beitreten wollen. Die liberalen Demokratien rücken näher zusammen und die NATO wird gestärkt. Im Kabinett haben wir heute beschlossen, den Beitrittsanträgen zuzustimmen. Wir setzen uns für einen schnellen Aufnahmeprozess ein.
— Marco Buschmann (@MarcoBuschmann) May 18, 2022
Os comandantes de alto escalão escondidos na fábrica siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, ainda não se renderam. A informação é avançada pela agência de notícias local DAN, que cita o líder dos separatistas de Donetsk, Denis Pushilin. Segundo a publicação, entre os cerca de mil militares que se renderam, não está nenhum comandante. “Não se foram [da fábrica] até agora”, disse.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou esta quarta-feira que as negociações de paz com a Ucrânia “não estão a progredir” e acusou Kyiv de mostrar uma “total relutância” na continuação das conversações. “As negociações não estão a progredir e notamos total relutância dos negociadores ucranianos em continuar este processo”, afirmou Peskov, citado pela agência de notícias Reuters.
O Japão exortou hoje a China a desempenhar um "papel responsável" na crise entre a Rússia e a Ucrânia, no primeiro encontro em seis meses dos chefes da diplomacia dos dois países, anunciou o Governo japonês.
Chama-se Tymofiy e é a última criança na vila de Kutuzivka, no nordeste da Ucrânia, devastada pelas tropas russas. O menino, a mãe, tia e avó vivem numa cave e são quatro dos cerca de 50 ucranianos que ali permaneceram desde que a vila foi tomada pelas forças de Putin.
Drawing monsters in the basement
— James Denselow (@jamesdenselow) May 18, 2022
Tymofiy Seidov is the only child left in his village near the city of Kharkiv, in north east Ukraine.
- @danielboffey
Incredible photo from @EdR4mhttps://t.co/DBCt8u394i pic.twitter.com/6Q3sbn3vFk
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que decidiu suspender por um ano o ginasta russo Ivan Kuliak, por este ter exibido um símbolo utilizado pelo exército russo na invasão à Ucrânia durante a Taça do Mundo de Doha, no Qatar. De acordo com o comunicado do organismo, a decisão, que foi tomada na terça-feira pelo comité de ética da FIG, "é válida por um ano e manter-se-á por mais seis meses, caso, em 17 de maio de 2023, se mantenham as restrições que proíbem a participação de atletas russos e bielorrussos" em provas por si organizadas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Alexander Schallenberg, reiterou, esta quarta-feira, que o país irá manter o seu estatuto neutro. A posição do ministro surgiu numa altura em que a Suécia e a Finlândia reformulam a sua política externa e abandonam a neutralidade para aderir à aliança transatlântica NATO.
Jetzt nachhören: Außenminister @a_schallenberg im Gespräch mit dem Deutschlandfunk @DLF über die Debatte zu Österreichs Beitrag zur europäischen Sicherheit anlässlich des russischen Angriffskriegs auf die #Ukraine. https://t.co/NLR3EaC6dq
— MFA Austria (@MFA_Austria) May 18, 2022
A ONU divulgou hoje ter distribuído várias toneladas de batata-semente a mais de 17 mil lares na Ucrânia "com o objetivo de salvaguardar a segurança alimentar e os meios de subsistência das famílias mais vulneráveis do meio rural". O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), organismo com sede em Roma.
O pedido formal de adesão à NATO hoje apresentado pela Finlândia e Suécia abriu um processo para conduzir todos os membros a aceitar a entrada dos novos aliados, o que implica, desde já, mudar a posição da Turquia. Na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou "um erro" a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, mas vários participantes numa reunião informal dos chefes da diplomacia da Aliança, em Berlim, mostraram-se confiantes de que será possível encontrar um consenso.
Israel entregou dois mil capacetes e 500 coletes de proteção para organizações civis e de emergência na Ucrânia, segundo informou, esta quarta-feira, o Ministério da Defesa de Israel, citado pela agência de notícias Reuters.
A notícia surge após o ministro da Defesa, Benny Gantz, revelar, no mês passado, que autorizaria a entrega dos capacetes e coletes, em resposta a um pedido da Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, esta quarta-feira, que mais 694 soldados ucranianos retidos no complexo siderúrgico de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, se renderam nas últimas 24 horas, aumentando o total para 959 desde segunda-feira.
Pedro Guerreiro, membro do Secretariado-Nacional do PCP, mostrou-se contra, em entrevista à SIC Notícias, ao alargamento da NATO, num momento em que Finlândia e Suécia submeteram o pedido de adesão à Aliança Atlântica. Para o comunista, "esta decisão [da adesão de ambos os países] não traz mais segurança à Europa e, pelo contrário, significa um agravamento na tensão".
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, convocou esta quarta-feira o embaixador espanhol em Moscovo, Marcos Gómez. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas à agência de notícias Europa Press, que avançam que este poderá ser o primeiro passo para a expulsão de funcionários diplomáticos de Espanha na Rússia.
João Cotrim Figueiredo, presidente do Iniciativa Liberal, recorreu ao Twitter, na manhã desta quarta-feira, para assinalar o "dia histórico" que hoje se vive. Em causa, a submissão do pedido de adesão da Finlândia e Suécia à NATO. "É um dia histórico. A Finlândia e a Suécia submeteram o seu pedido de adesão à NATO", escreveu.
🇫🇮🇸🇪
— João Cotrim Figueiredo (@jcf_liberal) May 18, 2022
É um dia histórico. A Finlândia e a Suécia submeteram o seu pedido de adesão à NATO. Perante as ameaças de autocratas e ditadores, dois países da União Europeia tradicionalmente neutrais optam por fortalecer a aliança que protege a Liberdade.
O Ministério Público da Ucrânia vai dar início, esta quarta-feira, ao primeiro julgamento por crimes de guerra no país levados a cabo por tropas russas. Em causa está o sargento Vadim Shishimarin, de 21 anos, acusado de ter matado um civil desarmado, de 62 anos, à beira de uma estrada numa vila na região de Sumy.
Depois de ter sido adiado na passada sexta-feira, dia 13, o julgamento terá início pelas 14h locais [11h em Lisboa].
Vadim Shishimarin durante a primeira apresentação no tribunal, na passada sexta-feira© Reuters
À semelhança da Suécia, também a Finlândia, que formalizou hoje o pedido de adesão à NATO, há vários anos que mantém um relacionamento sistemático e regular com a Aliança Atlântica, participando em operações conjuntas de manutenção de paz. Eis algumas referências para compreender melhor a cooperação da Suécia com a NATO e o poder militar deste país nórdico:
A Suécia, que juntamente com a Finlândia formalizou hoje o seu pedido de adesão à NATO, mantém com a Aliança Atlântica um diálogo político regular, participando em manobras conjuntas de paz. Veja aqui algumas referências para compreender melhor a cooperação da Suécia com a NATO e o poder militar deste país nórdico:
A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje execuções sumárias, torturas e outros abusos graves cometidos sobre civis pelas forças russas que controlam grande parte das regiões ucranianas de Kyiv e Chernihiv.
Torture
— Human Rights Watch (@hrw) May 18, 2022
Inhumane Detention
Enforced Disappearances
Summary Executions
During Russia’s occupation of parts of Ukraine’s Kyiv and Chernihiv regions, its forces committed horrific abuses against civilians. pic.twitter.com/BXkBGG1jgi
Novas imagens, partilhadas pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta, mostram o momento da retirada dos soldados ucranianos retidos na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol. O vídeo mostra os combatentes a caminhar em fila, enquanto carregam o que aparenta tratar-se de provisões.
Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram hoje de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento "histórico". "Saúdo calorosamente os pedidos da Finlândia e da Suécia para aderir à NATO. Vocês são os nossos parceiros mais próximos, e a vossa adesão à NATO vai aumentar a nossa segurança partilhada. As candidaturas que apresentaram hoje são um passo histórico", declarou Stoltenberg
A historic day.
— Finland at NATO (@FinMissionNATO) May 18, 2022
Today, Finland and Sweden hand in letters expressing their countries’ interest to apply for #NATO membership to SG @jensstoltenberg. ⁰#FinlandNATO pic.twitter.com/5atdSykRmJ
Cerca de três mil civis ucranianos foram, alegadamente, detidos pelo exército russo numa antiga colónia penal na cidade de Olenivka, perto de Donetsk. Segundo a comissária dos Direitos Humanos na Ucrânia, Lyudmyla Denisova, tratam-se de civis retirados da cidade portuária de Mariupol, sitiada há semanas pelas tropas russas.
Citada pela agência de notícias Reuters, as detenções ocorreram há cerca de um mês e entre os detidos estão 30 voluntários, que entregavam ajuda humanitária à cidade.
A Turquia, em grave crise económica, poderá pretender extrair benefícios de rever a oposição à entrada da Finlândia e Suécia na NATO, simultaneamente procurando equidistância entre Moscovo e Kiev, apesar dos fracassos na sua mediação do conflito.
Os Estados Unidos criaram um "observatório", dotado inicialmente com seis milhões de dólares, para "recolher, analisar e partilhar amplamente as provas de crimes de guerra" cometidos pela Rússia na Ucrânia, divulgou esta terça-feira o Departamento de Estado norte-americano.
As forças russas estão a realizar mais ataques aéreos contra a região de Lugansk, no leste, e a atingir com mísseis a região ocidental de Lviv, para compensar as falhas do Exército, adiantou na terça-feira o presidente ucraniano. "Tudo isto não está apenas a criar tensão para o nosso lado, não é apenas um teste à nossa força. Esta é uma espécie de tentativa de compensar o Exército russo por uma série de falhas no leste e no sul do nosso país", salientou o chefe de Estado ucraniano.
Damos início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia, desta quarta-feira. Poderá recordar as notícias de ontem no link abaixo.
Comentários
Regras de conduta dos comentários